180
Calculadoras e ferramentas WeldCalc - A terceira geração
weldcalc

WeldCalc - A terceira geração

O WeldCalc 3.0 da SSAB disponibiliza décadas de experiência em soldagem em um interativo aplicativo online, para ajudar os fabricantes a otimizarem e documentarem os desempenhos de soldagem.

Na nova 3ª geração foram acrescentadas possibilidades e funcionalidades adicionais, ao mesmo tempo em que foram mantidas as vantagens anteriores da geração passada. Um foco marcante durante o desenvolvimento do software foi torná-lo versátil, a fim de se adequar e ser compatível com uma ampla variedade de desempenhos de soldagem. As questões fundamentais durante todo o programa são obter: 

  • Cálculos e otimizações que se baseiam nas condições e requisitos do usuário. Ele possui uma interface intuitiva de usuário em todas as partes do WeldCalc, tornando os resultados ainda mais fáceis de serem calculados e aplicados.
  • Fácil acesso a recomendações e avaliações ao longo do desempenho de soldagem determinado pela SSAB, a fim de utilizar todo o potencial do WeldCalc. 
  • É possível definir cada parâmetro de soldagem em um processo de solda. É possível acesso a toda a documentação e fazer o download completo do desempenho de soldagem. O usuário pode, portanto, criar uma biblioteca própria de todos os desempenhos de soldagem presentes na produção. 

O WeldCalc 3.0 foi especialmente desenvolvido para a soldagem dos aços Strenx e Hardox. Ao mesmo tempo, é possível incluir outros aços, tais como o Toolox e Armox. 
É possível realizar o download do software através do link à direita.

 

Como funciona o WeldCalc

O WeldCalc 3.0 inclui cinco partes diferentes. Duas delas, o Calc e o RPS, são adequadas para o uso de todos os tipos de desempenhos de soldagem. 

As outras três seções, EPSp, RQPS e EPS, são aplicadas para estruturas onde são necessárias qualificações de procedimento de soldagem. Este processo é aplicável quando existem requisitos mais rigorosos em relação a certas propriedades mecânicas de estruturas soldadas, tais como atingir uma resistência mínima especificada ou uma resistência mínima na junta. Geralmente, as propriedades necessárias em uma estrutura soldada são definidas em normas. Para os aços de alta resistência, a maioria das qualificações dos procedimentos de soldagem são realizadas de acordo com a Norma Europeia (EN). Todos os requisitos normativos pertinentes de acordo com as normas EN são abordados no WeldCalc. As qualificações do procedimento de soldagem em relação às qualificações do procedimento de soldagem são mais comuns para estruturas feitas com o Strenx. No entanto, é totalmente viável realizar este tipo de qualificação para todos os tipos de graus de Hardox. 

Ao trabalhar com o WeldCalc, escolha as partes no WeldCalc que são relevantes para a situação de soldagem. As suas finalidades específicas são:   

  • Calc: Criar o seu próprio laboratório de soldagem para uma situação específica de soldagem. Aqui o usuário pode testar e experimentar livremente diversos tipos de desempenhos de soldagem.
  • RPS (Registro de Procedimentos de Soldagem):  Otimizar o desempenho da soldagem com base nos requisitos determinados pelo usuário. Estas condições são documentadas e devem ser seguidas pelo soldador.
  • EPSp (Especificação de Procedimentos de Soldagem preliminar): Abranger a primeira parte de uma qualificação de procedimento de soldagem. Aqui são definidas a configuração da junta em conjunto com o desempenho da soldagem a ser qualificada. De acordo com estas informações, o soldador solda um corpo de prova que, em seguida, deve ser avaliado.
  • RQPS (Registro de Qualificação de Procedimentos de Soldagem): Realizar a segunda parte da qualificação do procedimento de soldagem. Este documento é um registro de todos os parâmetros exatos de soldagem relevantes durante o desenvolvimento da EPSp. Depois disso, são executados testes mecânicos e não destrutivos da junta e os seus resultados de teste são registrados. Se todos os requisitos forem atendidos, o RQPS é aprovado.
  • EPS (Especificação de Procedimentos de Soldagem): definir a terceira e realizar a última parte do procedimento de qualificação. Pode ser emitida se um RQPS for aprovado. Neste documento são indicadas ao soldador/soldadores as condições de soldagem aprovadas para a produção. Estas condições são baseadas nas definições de parâmetros aprovadas pela RQPS. 

Em todas as cinco partes do WeldCalc, o usuário determina as condições e requisitos da estrutura a ser soldada. Com base na situação de soldagem especificada, uma caixa de tolerância externa é, em seguida, calculada pelo WeldCalc. Ela exibe a faixa permitida de aporte térmico e as temperaturas de pré-aquecimento/interpasse. Para todas as peças, exceto para o RQPS, o usuário pode declarar os seus intervalos solicitados de parâmetros essenciais de soldagem. A partir das informações posteriores, o WeldCalc calcula uma caixa de tolerância interna para o desempenho de soldagem solicitado. Para condições otimizadas, a caixa de tolerância interna completa deve estar localizada dentro da caixa de tolerância externa. 

 

Outras características e vantagens com o WeldCalc 3.0

  • Ele utiliza uma comunicação mais estreita sobre assuntos fundamentais na tecnologia de soldagem entre os técnicos, soldadores e engenheiros nas instalações do usuário.
  • Funciona online, estando sempre atualizado

Se tiver interesse em trabalhar no seu celular, experimente o aplicativo móvel WeldCalc!

Como acessar

Para acessar o WeldCalc 3.0.0, você precisa se inscrever fornecendo suas informações de contato no formulário à direita.

Ao enviar este formulário, você concede à SSAB permissão para processar seus dados pessoais e aceita a declaração de privacidade da SSAB. Nós sempre cumprimos os regulamentos locais de processamento de dados.