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Projeto bem sucedido da betoneira da Hyundai Motor com aço Hardox®

A demanda aumentou exponencialmente desde que a Hyundai Motor decidiu mudar do aço normal para o aço Hardox® resistente à abrasão da SSAB na produção de betoneiras para seus caminhões especiais. Para os clientes da Hyundai, os custos a longo prazo são reduzidos porque a duração de serviço da misturadora de concreto duplica – no mínimo.

“Desde que começamos a usar tambores fabricados em Hardox, as vendas aumentaram significativamente,” disse Byung-cheol Kang, Gerente de vendas da Hyundai Motor, no escritório de vendas em Seul, na Coreia do Sul.

Há dois anos, a Hyundai Motor na Coreia do Sul, decidiu mudar do aço normal para o aço Hardox® resistente à abrasão da SSAB na produção de betoneiras para seus veículos comerciais especiais. O resultado são tambores de misturadoras, tremonhas e calhas que são muito mais resistentes à abrasão e a corrosão do que as versões anteriores.

“O motivo para a escolha de Hardox é sua durabilidade. Em comparação com outros caminhões misturadores, esses duram muito mais tempo. Eles têm uma duração muito grande, por isso a demanda dos clientes é alta para misturadoras fabricadas em aço Hardox,” disse Byung-cheol Kang.

Usados principalmente na indústria da construção, os caminhões misturadores operam em condições difíceis, transportando continuamente concreto de um lugar para outro e misturando o concreto durante o transporte. Com o desgaste constante, as misturadoras fabricadas em aço normal precisam ser trocadas alguns anos depois, o que representa muitos custos adicionais para os clientes. Com o aço Hardox® as misturadoras duram pelo menos o dobro do tempo.

Para os veículos comerciais é crucial que durem o maior tempo possível sem comprometer sua eficiência e produtividade. Para a Hyundai isso significa que não só usam material da melhor qualidade como também colocam um grande esforço na concepção. Joo-suk Shim é um engenheiro desenhista da equipe especial de concepções na fábrica de veículos comerciais da Hyundai Motor em Jeonju, Coreia do Sul. Ele está muito grato pela colaboração com a SSAB durante o uso do aço Hardox® para as misturadoras. Ele enfrentou alguns desafios quando a Hyundai começou a usar o aço Hardox®.

“Era mais difícil trabalhar com o aço Hardox porque é muito forte e existe uma deformação menor em comparação com o aço convencional. A SSAB foi muito útil para nós. Primeiro, durante a revisão da concepção da lâmina no tambor fabricado em Hardox. Depois, na análise da taxa de descarga e do efeito de misturação do concreto. Recebemos dados valiosos que conseguimos incluir na concepção,” afirmou Joo-suk Shim.
O mais difícil foi moldar o aço Hardox® para os moldes da lâmina. A SSAB foi muito eficiente no sucesso desse processo. Além disso, as placas de aço de soldadura em linhas direitas não funcionaram, por isso a Hyundai criou o tambor de um modo um pouco diferente, usando uma concepção em espiral. A mudança para o aço Hardox® foi impulsionada principalmente pela demanda dos clientes. O mercado sabia o que queria e pediu isso mesmo.

“O que nos diferencia é que sempre prestamos atenção às opiniões e ao foco dos clientes para responder a suas necessidades. Nós incluímos suas demandas em nossa concepção.”

A Hyundai estava determinada em ouvir seus clientes e introduziu o aço Hardox® como uma característica competitiva. Apesar de existir um aumento no custo devido ao aço de alta qualidade da SSAB, a demanda aumentou exponencialmente.

“A duração é mais do dobro em relação à concepção anterior. Oferecemos uma qualidade muito melhor que a de nossos concorrentes e agora nós temos uma parcela de mercado de 80% em comparação com os 50% anteriores,” disse Byung-cheol Kang.

O sinal Hardox® In My Body nas misturadoras é algo que faz com que sejam ainda mais procuradas. A rastreabilidade dos sinais com um número único de identificação é também uma garantia de que um produto é fabricado com aço Hardox® genuíno.

“Basta você olhar para uma misturadora para ficar sabendo se está fabricada com uma placa de aço normal ou se na verdade se trata de Hardox. Contudo, quando os clientes veem o sinal Hardox In My Body eles confiam em que estão conseguindo uma concepção de qualidade porque eles conhecem a marca.”
 

Texto: Chi An Gramfors Englund
Imagens: Jun Michael Park e Nicklas Gustafsson

Hyundai Motor, Coreia do Sul

A Hyundai Motor emprega cerca de 69.000 funcionários na Coreia do Sul.
A fábrica de caminhões, localizada em Jeonju, no sudeste do país, emprega 6.000 pessoas e produz veículos comerciais desde 1997. É a maior fábrica da Coreia do Sul.
Jeonju é também a localização da fábrica de caminhões misturadores. São produzidas entre 1.500 e 2.500 unidades todos os anos nessa fábrica.

Aço da SSAB usado nos caminhões misturadores da Hyundai Motor

Faixa Hardox® 450
Faixa Hardox® 500
Chapa de desgaste Hardox® 600
O aço Hardox® é usado na misturadora, isto é, nas lâminas, no tambor, na tremonha, no coletor e na calha. Isso faz com que a misturadora seja mais leve, forte e sustentável.

www.hyundai.com

Projeto bem sucedido da betoneira da Hyundai Motor com aço Hardox®

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A demanda aumentou exponencialmente desde que a Hyundai Motor decidiu mudar do aço normal para o aço Hardox® resistente à abrasão da SSAB na produção de betoneiras para seus caminhões especiais.