180
16 de março, 2018 16:00 CET Hardox, Hardox In My Body

A verdade sobre o uso do aço em seu equipamento de reciclagem Chapa de desgaste Hardox®: O núcleo duro dos equipamentos de reciclagem

A reciclagem cria alguns dos ambientes operacionais mais difíceis para componentes de equipamentos e maquinários. As máquinas podem enfrentar cargas extremas, contaminação por poeira, queda de detritos e variações de temperatura. E muitos desses "burros de carga" precisam muito daquele cuidado carinhoso chamado manutenção apropriada.

Hardox in my body

 As próprias empresas de reciclagem e recuperação também estão em dificuldades. Margens de lucro menores, preocupações com a segurança dos trabalhadores, regulamentos ambientais mais rígidos e o crescimento na quantidade de sucata e resíduos: tudo isso cria uma carga completa de desafios.

Eliminar desperdícios não é uma questão apenas de lidar com os resíduos que o equipamento absorve todos os dias. É também uma questão de perda de tempo e dinheiro devido ao tempo de inatividade do equipamento. Muitos profissionais de reciclagem estão descobrindo que uma fonte de desperdício que eles podem controlar é a qualidade do equipamento que operam. Em um setor em que a produtividade é essencial, o aço utilizado como matéria-prima para fabricar o equipamento merece um olhar mais cuidadoso. Na verdade, as propriedades do aço, combinadas com a seleção do tipo de aço certo com base na aplicação ou processo, pode determinar o sucesso ou fracasso do equipamento.

Neste artigo, analisamos o Hardox®, a "chapa de aço antidesgaste dura e tenaz" da fabricante de aço SSAB, reconhecida como líder em aço resistente ao desgaste e à abrasão para os setores de construção, demolição e reciclagem.

 

O que são a dureza e a resistência do aço?

O aço Hardox® vem em uma ampla variedade de classificações, larguras e espessuras. Mas, independentemente do grau ou da espessura, o equilíbrio certo entre dureza, resistência e trabalhabilidade é essencial para viabilizar o projeto ideal dos equipamentos e acessórios e para alcançar alto desempenho em ambientes agressivos. 

Dureza e tenacidade não são apenas palavras de Marketing. São termos de engenharia mecânica que descrevem propriedades do material. Aqui estão algumas definições importantes.ons.

Dureza: A resistência do aço à penetração e à deformação permanente (na forma de entalhe, arranhão, abrasão, corte, etc.) quando a fricção é aplicada em sua superfície. Quanto mais duro o aço, menor a penetração. Benefício: Bordas de material abrasivo têm dificuldade em cortar uma superfície dura, de modo que o desgaste é minimizado.

Endurecimento total: Um tratamento térmico em que o aço é exposto a aquecimento em alta temperatura seguido de resfriamento controlado. Isso melhora a dureza não apenas da camada externa, mas do núcleo do aço. Benefício: O endurecimento total resulta em melhor desempenho do que o endurecimento apenas de superfície.

Tenacidade: A capacidade do aço de absorver energia e resistir à fratura. Ele exige tanto resistência e ductilidade de modo que ele possa se deformar sob tensão em vez de fraturar. Benefício: Um material resistente que cede, de modo que possa resistir a trincas caso seja sujeito à deformação plástica.

 

Um olhar mais duro sobre o aço Hardox® em equipamentos de reciclagem

Com uma combinação exclusiva de dureza em toda a espessura e resistência, o aço Hardox® possui propriedades estruturais que o diferenciam do aço tradicional resistente à abrasão, que é suscetível a rachaduras e desgaste e exige substituições frequentes. Normalmente, conforme a dureza aumenta, a formabilidade e a soldabilidade do aço diminuem. Mas, devido à sua tenacidade, a chapa de desgaste Hardox® pode ser usada como aço estrutural, de modo que os fabricantes podem dobrá-la, formá-la e soldá-la sem que perca suas propriedades. Juntamente com sua alta resistência, isso permite projetos mais inteligentes, que usam menos aço sem deixar de manter a resistência do produto e aprimorar seu desempenho.

A Pacific Shredder, empresa australiana de equipamentos de reciclagem, usa o aço Hardox® para fabricar trituradoras que podem transformar um carro em sucata em segundos. A trituradora é, basicamente, um tambor de 60 toneladas, composto por 11 discos, com 12 ou 16 martelos de manganês conectados. O rotor gira a 500 rpm, e os martelos destroem os carros contra uma série de bigornas, barras de impacto e grelhas. O interior é blindado com placas de desgaste, que impedem que o metal que é arremessado cause erosão em toda a estrutura.

A chapa de desgaste Hardox® ajuda a maximizar o tempo de trabalho e a reduzir a manutenção e os custos operacionais da empresa no longo prazo. Para eles, uma quebra significa não apenas uma perda de produtividade; isso significa levar um guindaste de 200 toneladas para elevar o rotor e consertá-lo. Portanto, a durabilidade é tudo. E, devido à natureza dos negócios, uma das únicas maneiras de aumentar o lucro é melhorando a vida útil da trituradora. "A maior espessura e a resistência adicional dão às nossas trituradoras uma vida útil muito mais longa", diz o proprietário, Joe Beentjes. "Nossas chapas de desgaste e discos continuam funcionando quando outras já se transformaram em sucata".

A SSAB tem um programa de chapa grossa, que oferece a chapa de desgaste Hardox® em espessuras de até 160 mm (6,25") e resistência de até 350-600 HBW. Dimensões grossas estão em alta demanda em setores como equipamentos de construção, mineração e reciclagem - onde quer que haja grandes componentes de desgaste como trituradores, moinhos, caçambas e aplicações em estrada de ferro. Um aço limpo e de baixa liga, como o Hardox®, é essencial para obter excelentes propriedades de processamento (corte, solda e dobra), dureza homogênea em toda espessura da chapa e alta tenacidade.

 

Hardox in My Body® traz valor mais alto ao equipamento

Muitos fabricantes exibem com orgulho o logotipo Hardox in My Body® no equipamento, nas máquinas ou nos acessórios como prova de que têm certificação do programa Hardox in My Body® da SSAB. Esse logotipo certifica que o produto foi fabricado usando chapa de desgaste Hardox® e não uma imitação. Isso significa que as carrocerias de caminhões, caçambas, contêineres, equipamento de demolição e reciclagem e outras aplicações passaram por rígidas inspeções de qualidade e foram aprovados pela SSAB em termos de soldagem, projeto e processo de fabricação.

A MB Crusher, que produz caçambas trituradoras para reciclagem e demolição que estão entre as mais vendidas do mundo, é um dos mais de 400 membros do programa no mundo. Todas as suas caçambas trituradoras são feitas com chapa de desgaste Hardox®. Outro membro, a Genesis Attachments, produz as maiores tesouras do mundo para processamento de sucata e demolição. As tesouras, em sua monstruosa máquina de demolição de 420 toneladas, podem cortar vigas de aço de 2 metros de altura e 85 milímetros de espessura, e mesmo assim os operadores dizem que podem controlar o equipamento sem problemas.

 

MB Crusher

Como muitos outros fabricantes, essas empresas colaboram com os produtores de aço em projetos inovadores que melhorarão o desempenho e o valor de seus produtos como equipamentos usados. Outros membros do programa são: Trevi Benne, VTN Europe, Indeco e OSA Demolition Equipment.

O programa funciona da seguinte forma: os clientes se inscrevem na SSAB. Em seguida, os especialistas em desgaste e tecnologia estrutural da SSAB analisam a qualidade da soldagem, os processos de produção e o projeto do produto. Quando é aprovado, o produto recebe um símbolo e um ID exclusivo, que permite rastreá-lo de volta à fonte de produção, incluindo a chapa de aço específica que foi usada para fabricá-lo.


Genesis shear