História de clientes

Um núcleo feito com o Hardox® 500 possibilita reciclar o cimento na Smart Circular Products

Com um núcleo feito com o Hardox® 500, o Smart Liberator tem o poder de mudar o mundo. A construção exclusiva da empresa holandesa Smart Circular Products pode transformar escoras de demolição de concreto em Freesand®, Freegravel® Freefiller® e Freement®.

"Todo o cimento contido no concreto pode ser reciclado graças aos nossos equipamentos", diz Youri Rutte, CEO do Rutte Groep, grupo proprietário da Smart Circular Products. “Em nível global, isso pode resultar em uma redução de milhares de toneladas de emissões de dióxido de carbono da produção de cimento!”

O segredo por trás do Smart Liberator está em seu núcleo, feito com o Hardox® 500. O núcleo é onde o concreto de demolição é atomizado a tal ponto que todos os materiais virgens importantes podem ser separados.

“Em muitas partes do mundo, há uma escassez de areia e brita, por exemplo”, diz Youri Rutte. “O material deve ser transportado por longas distâncias dos locais de produção de brita e das pedreiras. Tanto a produção quanto o frete envolvem emissões de gases de efeito estufa.”

 

2,2 bilhões de toneladas de CO2

Mas é a indústria do cimento que é responsável pela maioria das emissões de dióxido de carbono quando se trata de concreto. O cimento mais comum consiste em calcário e argila, que são aquecidos até 1.450 °C e, em seguida, moídos até formar um pó fino. Ele é misturado com, por exemplo, areia e brita para produzir concreto, argamassa e produtos similares. No total, a indústria de cimento é a fonte das emissões de mais de 2,2 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa todos os anos. Isso corresponde a cerca de 8% das emissões globais e é mais de três vezes maior do que, por exemplo, as emissões do setor de aviação.

A Smart Circular Products vem trabalhando com a reciclagem de vários tipos desde que a empresa começou.

“Sou a terceira geração da família Rutte”, observa Youri Rutte. “Quando meu avô fundou a empresa na década de 50, a questão de reciclagem e reutilização do concreto era relevante.”

As estruturas moldadas à base de cimento podem ter uma longa vida útil, mas quando não são mais necessárias, surgem os problemas. Até agora, o concreto triturado tem pouco valor. O material tem sido usado principalmente como material de adição sob estradas, etc.

“Alguns anos atrás, descobrimos um processo que poderia aumentar o valor do concreto antigo por meio de uma tecnologia totalmente nova”, explica Youri Rutte. “Esta é a parte central do Smart Liberator.”

"I am absolutely convinced that using Hardox 500 has helped to make everything work so well."

Youri Rutte, CEO of Rutte Groep

Recupera tudo no concreto

Resumindo, trata-se de atomizar o concreto muito mais do que é possível em uma planta de britagem convencional.

“Na verdade, é impossível separar areia, brita e cimento apenas com a britagem do concreto”, diz Youri Rutte. "O Smart Liberator não quebra o concreto, e sim separa os materiais contidos nele. Ou, como diz o nome Liberator, ele libera todas as substâncias umas das outras.”

Após o processo, a areia e a brita permanecem, o que até funciona melhor em concreto do que o material virgem.

“Depois de ser incorporada ao concreto, a superfície tem uma aparência corroída, o que claramente melhora a adesão”, diz Youri Rutte.

 

Todo o cimento é reciclado

“Um ponto significativo, entretanto, é que cerca de 50% do cimento não é hidratado (ou seja, não reagiu com água) e pode substituir o cimento novo sem quaisquer modificações. Os outros 50% são usados como materiais de adição, que substituem os materiais de adição primários por uma alternativa secundária. Um material de adição melhora a qualidade da estrutura do grão e, portanto, a qualidade do próprio concreto”, diz Youri Rutte.

O primeiro modelo do Smart Liberator já está em operação há mais de 3 anos. A unidade é compacta e pode caber em um contêiner de tamanho normal.

“E o modelo seguinte também já foi desenvolvido e tem usado há cerca de seis meses”, diz Youri Rutte. “O princípio é o mesmo, mas é claro que estamos aperfeiçoando os detalhes. Faz parte da cultura da empresa sempre buscar atualizar nossos produtos de reciclagem. Aqui, é óbvio que o Smart Liberator oferece ao entulho de demolição um valor maior do que ele tinha antes”.


Estreita cooperação com o Hardox® 

Quando se trata da seleção de materiais e dos principais detalhes da fabricação no Smart Liberator, a Rutte Groep colabora com o centro Hardox® Wearparts Zaandam, representado pela empresa holandesa Geha Laverman.

“Quando começamos a trabalhar com o Smart Liberator, entramos em contato com Bert Meij da Geha Laverman, que, há muito tempo, tem sido um de nossos fornecedores mais importantes”, diz Youri Rutte. “Ele nos visitou e imediatamente viu que nos beneficiaríamos muito com o uso do Hardox 500 nas partes centrais do design. Hoje, estou absolutamente convencido de que usar o Hardox 500 foi o que ajudou a fazer tudo funcionar tão bem.”

A próxima geração do Smart Liberator também foi desenvolvida em estreita colaboração com a Geha Laverman. Sendo um centro Hardox® Wearparts, a empresa possui conhecimentos especiais tanto sobre o Hardox quanto sobre a fabricação de produtos de aço duráveis.

 

Longa história de colaboração

O Smart Liberator também enfatiza a importância da SSAB e da Geha Laverman compartilharem a visão do Rutte Groep de desenvolvimento social sustentável.

“Temos uma longa história de colaboração”, confirma Youri Rutte. "O equipamento para reciclagem requer um bom aço e, com o Hardox®, ganhamos eficiência e longevidade. Atualmente, também utilizamos os graus de aço da SSAB para alguns dos novos produtos que desenvolvemos para processar as matérias-primas oriundas do Smart Liberator, por exemplo.”

O cimento reciclado é embalado e vendido sob a marca Freement, mas a Rutte Groep também tem sua própria estação de concreto e entrega concreto pronto à base de Freement com seus próprios caminhões.

Ou então uma grande parte do transporte de/para a empresa ocorre usando barcos elétricos, alimentados por um parque de células solares de 19.000 m2 que cobre todos os telhados das propriedades industriais do Rutte Groep em Zaandam, no norte de Amsterdã.

Toda a água de que a empresa precisa consiste em água de chuva que é coletada no terreno da empresa e armazenada em reservatórios subterrâneos.

“Na verdade, nossas células solares fornecem tanta energia que podemos vender um pouco do excedente à rede local”, diz Youri Rutte.

O próximo passo é certificar os materiais reciclados obtidos do concreto antigo. Já demos os primeiros passos, com o apoio do Rijkswaterstaat (Agência reguladora geral para obras públicas e gestão hídrica).

“Os componentes de areia e brita já receberam aprovação. E estamos absolutamente convencidos de que o Freement atende a todos os requisitos possíveis, mas o processo leva tempo. Quando estiver concluído, estaremos prontos para fornecer o Smart Liberator em todo o mundo”, diz Youri Rutte. “A necessidade é enorme!”

Smart Circular Products

  • A Smart Circular Products está localizada em Zaandam, no norte de Amsterdã, e faz parte do Rutte Groep. A empresa concentra-se no desenvolvimento sustentável e em um futuro ecológico para as gerações atuais e futuras.
  • A inovação está no DNA da empresa. Isso é evidente tanto no uso proposital de tecnologia de separação moderna quanto na estratégia da empresa. A Smart Circular Products é a líder mundial em tecnologia de reciclagem em várias áreas. Além da reciclagem de concreto por meio do Smart Liberator, a empresa fabricou aproximadamente 30.000 UWCS (sistemas de coleta de resíduos subterrâneos) localizados em Amsterdã e várias outras cidades na Holanda.
  • As instalações da empresa estão localizadas centralmente no Canal do Mar do Norte, uma base ideal para o transporte de materiais por barcos elétricos para toda a região de Amsterdã.

www.smartcp.nl

 

SSAB steel used by Smart Circular Products

 

 

Geha Laverman BV

  • Originalmente era duas empresas, a Geha e a Laverman, mas hoje os recursos foram reunidos sob um único nome. A empresa é o maior centro Hardox Wearparts do mundo e uma parceira valiosa para a indústria de reciclagem, empresas de engenharia e empreendedores.
  • Seus profundos conhecimentos e sua longa experiência ajudaram a Geha Laverman a construir relacionamentos sólidos com seus clientes. Mais de 20 tecnologias, especializadas, dentre outras coisas, em peças sujeita ao desgaste, são fontes inestimáveis para os clientes. A Geha Laverman tem os recursos para entregar seus produtos diretamente do estoque e para preparar detalhes para serem entregues prontos para montagem.

www.geha-laverman.com


 

Centros Hardox Wearparts

  • Existem mais de 500 Centros Hardox® Wearparts em mais de 90 países. O objetivo é que os clientes obtenham rapidamente ajuda para escolher as peças e serviços antidesgaste certos para desfrutarem de alta produtividade e baixos custos de manutenção.
  • Os primeiros Centros Hardox® Wearparts foram inaugurados na Europa em 2000 e agora existem em todo o mundo, e o número só aumenta.
  • Os membros doHardox® Wearparts representam a maior base de conhecimentos do mundo sobre assuntos relacionados a desgaste. As experiências de outros centros e dos especialistas em desgaste da SSAB são colocadas em prática nos equipamentos e instalações dos clientes. O Centro Hardox® Wearparts impõe altas exigências em termos de competência de pessoal e garante a qualidade, o desempenho e a segurança das peças e serviços do centro.
  • A rede Hardox® Wearparts está intimamente ligada à SSAB, uma empresa especializada em aços que fabrica a chapa antidesgaste Hardox®, os resistentes produtos soldados Duroxite®, o aço estrutural Strenx®, o aço ferramenta e para máquinas Toolox® e muitos outros tipos de aço para exigentes aplicações em desgaste e construção.

www.hardoxwearparts.com.br

Contate-nos

Não importa onde você esteja, temos suporte local que pode responder suas perguntas.

Receba nossa newsletter

Visite a nossa central de inscrições para gerenciar todas as suas inscrições para receber notícias da SSAB

Você não pode perder isto

Chapa antidesgaste Hardox®

A chapa antidesgaste Hardox® é o melhor aço resistente à abrasão (AR) do mundo. O Hardox® é duro do começo ao fim, desde a superfície até o seu núcleo, lhe proporcionando uma maior vida útil e alta produtividade, mesmo nos ambientes mais difíceis.

Related articles

set 25 2019

Clientes extremamente satisfeitos graças ao pioneirismo das Industrias Baco na adoção do aço Hardox® 500 Tuf para caminhões basculantes na Argentina

Por ser a primeira empresa na Argentina a usar a chapa antidesgaste Hardox® 500 Tuf da SSAB em carrocerias de caminhões basculantes, a Baco viu a satisfação de seus clientes aumentar. A vida útil dos produtos aumentou em cerca de 30 por cento, sendo que agora 90 por cento das caçambas basculantes da empresa são feitas com a chapa resistente ao desgaste Hardox®.

ago 28 2019

Redução de peso de até 10% para os novos caminhões de lixo da Fanalca usando os aços Hardox® e Strenx®

A demanda dos clientes levou a fabricante colombiana de caminhões de lixo Fanalca a começar a usar a chapa antidesgaste Hardox® e o aço de desempenho Strenx®. E agora, com os caminhões leves recém-projetados, os clientes podem coletar mais lixo a cada rodada e, assim, aumentar sua receita.

jun 25 2019

Os aços Strenx® e Hardox® fornecem mais capacidade de carga para as carretas da Acoplados Salto

Desde que a Acoplados Salto começou a usar o aço de alto desempenho Strenx® e a chapa antidesgate Hardox® da SSAB nas carretas que fabrica, a satisfação dos clientes aumentou consideravelmente. A Acoplados Salto registrou um aumento de 30% nas vendas e a demanda continua crescendo.

180