Em julho, a SSAB Oxelösund laminou o primeiro aço produzido com a tecnologia HYBRIT, ou seja, foi 100% reduzido em hidrogênio, sem uso de carvão ou coque, com bons resultados. O aço agora está sendo entregue ao primeiro cliente, o Grupo Volvo.

“O primeiro aço livre de combustíveis fósseis do mundo não é apenas um avanço para a SSAB, ele representa a prova de que é possível fazer a transição e reduzir significativamente a pegada de carbono global da indústria siderúrgica. Esperamos que isso inspire outros a também quererem acelerar a transição verde”, disse Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB.

“A indústria, e, especialmente a indústria do aço, criam grandes emissões, mas também são uma parte importante da solução. Para conduzir a transição e se tornar o primeiro estado de bem-estar social livre de combustíveis fósseis do mundo, a colaboração entre empresas, universidades e o setor público é crucial. O trabalho realizado pela SSAB, LKAB e Vattenfall no âmbito da HYBRIT impulsiona o desenvolvimento de toda a indústria e é um modelo internacional”, afirma o Ministro do Comércio e Indústria da Suécia Ibrahim Baylan.

“É um marco crucial e um passo importante para a criação de uma cadeia de valor totalmente livre de fósseis, da mina ao aço acabado. Agora, mostramos juntos que é possível e a jornada continua. Ao industrializar essa tecnologia no futuro e fazer a transição para a produção de ferro esponjoso em escala industrial, permitiremos que a indústria do aço faça a transição. Esta é a melhor coisa que podemos fazer juntos pelo clima", diz Jan Moström, presidente e CEO da LKAB. "É muito gratificante que a parceria HYBRIT esteja mais uma vez dando um passo importante e que a SSAB agora possa produzir o primeiro aço livre de de combustíveis fósseis e entregar ao cliente. Isso mostra como as parcerias e a colaboração podem contribuir para reduzir as emissões e aumentar a competitividade das indústrias. O uso da eletricidade está contribuindo para tornar possível a vida sem combustíveis fósseis de uma geração”, disse Anna Borg, presidente e CEO da Vattenfall.

 

SSAB, LKAB e Vattenfall criaram a HYBRIT, Hydrogen Breakthrough Ironmaking Technology, em 2016, com o objetivo de desenvolver uma tecnologia para a produção de ferro e aço isenta de combustíveis fósseis. Em junho de 2021, as três empresas puderam apresentar o primeiro ferro esponjoso com redução de hidrogênio produzido na planta piloto da HYBRIT em Luleå. Desde então, esse material foi usado para produzir o primeiro aço feito com essa tecnologia inovadora.

A meta é fornecer aço livre de combustíveis fósseis ao mercado e demonstrar a tecnologia em escala industrial já em 2026. Usando a tecnologia HYBRIT, a SSAB tem o potencial de reduzir as emissões totais de dióxido de carbono da Suécia em aproximadamente 10% e da Finlândia em aproximadamente 7%.

“Estaremos convertendo para forno elétrico a arco em Oxelösund já em 2025. Este é o primeiro local de produção dentro da SSAB a fazer a transição e isso significa que já estaremos cortando grandes quantidades de emissões de dióxido de carbono. Essa é uma grande responsabilidade, da qual temos orgulho de assumir, e que traz grandes oportunidades para a região”, afirma Johnny Sjöström, chefe da Divisão de Aços Especiais SSAB.

 

Para obter informações adicionais, favor contatar:

Ana Claudia Fontes, Gerente de Marketing LATAM da SSAB
Telefone: +55 11 98305-8790
E-mail: ana.fontes@ssab.com

 

Mais informações para a imprensa – SSAB

COMMUNICA BRASIL
Andrea Funk - andrea@communicabrasil.com.br / 11 99173-9120
Marcela Martinez - marcela@communicabrasil.com.br / 11 98672-6959
www.communicabrasil.com.br