180
Basculante fabricado com aço de alta resistência da SSAB: aumento da vida útil e redução do tempo de fabricação
24 de abril, 2020 11:38 CET

Basculante fabricado com aço de alta resistência da SSAB: aumento da vida útil e redução do tempo de fabricação

Novo design dos equipamentos, implementado pela CIP, fabricante chilena, reduzindo os tempos de produção na fábrica e aumentando a vida útil e a produtividade das operações.

A empresa CIP, fabricante de equipamentos para transporte, há 14 anos no mercado chileno, produziu um basculante com material Hardox® 450 da SSAB, empresa multinacional sueca e líder mundial na fabricação de aços considerados entre os mais resistentes do mundo. A solução, que já está no mercado há 10 anos, demonstrou benefícios, como o aumento da vida útil e a redução do tempo de fabricação do equipamento, aumentando em 40% a produção.

"Cerca de 70% dos componentes do basculante são usados com material Hardox®450 da SSAB", afirmou Gonzalo Parry, diretor de operações da CIP. Desde 2002, a CIP fabrica basculantes, tanques e carrocerias de acordo com os requisitos específicos de cada um de seus clientes, com o objetivo de criar e fabricar soluções tecnológicas eficientes e inovadoras para o manuseio do material nos equipamentos de transporte, tanto no setor de mineração, quanto no de construção e transporte de carga em geral. O Hardox® 450, fabricado pela SSAB, é um aço resistente à abrasão que combina boas qualidades na capacidade de dobra e solda, e pode ser usado em uma grande variedade de componentes e estruturas submetidos ao desgaste, proporcionando resistência contra abrasão, assim como uma vida útil maior, sendo, portanto, mais rentável. É o material mais indicado para as aplicações que precisam suportar condições mais severas sem ocasionar rachaduras ou deformações, como nas aplicações do setor de mineração.

Gonzalo Parry explica que o motivo da busca por uma nova solução foi a redução de peso, assim como implementar a resistência ao uso, ao impacto e aos desgastes: "Inicialmente, era fabricado um modelo de basculante muito mais pesado do que os atuais, que era próprio da mineração antiga. A capacidade usada para movimentação entre as tarefas era muito mais reduzida em comparação com a atual. 

 

Más información