180
Inovação em resistência ao desgaste com o novo Hardox HiAce em ambientes ácidos
10 de março, 2020 08:00 CET Hardox HiAce

Inovação em resistência ao desgaste com o novo Hardox HiAce em ambientes ácidos

Materiais abrasivos e ambientes ácidos não combinam bem – isso é, até agora. O novo aço antidesgaste Hardox® HiAce foi especialmente formulado para resistir ao desgaste em ambientes ácidos e de baixo pH.

Um período de amplos testes em aplicações reais demonstrou claramente os benefícios de desempenho do Hardox® HiAce.

O Hardox® HiAce foi desenvolvido para combater desafios dos ambientes ácidos

O transporte de lixo municipal em caçambas de caminhões é um exemplo em que os ácidos entram em contato com o aço em condições abrasivas. O lixo cria um ambiente de baixo pH que acelera o desgaste.

Além do tratamento de lixo municipal, as condições ácidas estão presentes em muitos setores, incluindo instalações de reciclagem, fábricas de papel e celulose, plantas de processamento de açúcar, mineração de minério de ferro e potássio, agricultura e indústrias de processo. O sal, sulfatos, amônio e cloretos são alguns dos produtos químicos responsáveis pela criação de um ambiente ácido.

“O Hardox® HiAce dura até 2,7 vezes mais”

“Quando há oxidação, diferentes mecanismos de desgaste entram em ação. A acidez oxida a superfície do aço, tornando-o mais propenso ao desgaste abrasivo e por corrosão puntiforme. O Hardox® HiAce retarda drasticamente esse processo de oxidação, permitindo que a dureza total do material compense o desgaste. Em ambientes com pH baixo, nossos testes mostram que a vida útil é até 2,7 vezes maior em comparação com um aço de 450 HBW”, diz Jonas Allebert, especialista em tecnologia antidesgaste no Knowledge Service Center da SSAB.

FB Kedjor aumenta o seu desempenho na Södra Cell com o Hardox® HiAce

A empresa sueca FB Kedjor fabrica transportadores de corrente para fábricas de papel e celulose e plantas de reciclagem. Ela passou a usar as chapas Hardox® HiAce para as placas de revestimento dos transportadores e vê uma grande evolução no desempenho contra o desgaste.

O Hardox® HiAce é um produto fantástico para aplicações que envolvam desgaste e corrosão. Em ambientes ácidos, como fábricas de papel e fábricas de reciclagem, você pode realmente ver a diferença na resistência ao desgaste. E na fabricação, o material possui as mesmas propriedades do Hardox® com as quais já estamos acostumados. A resposta do cliente tem sido muito positiva” diz Stanley Persson da FB Kedjor.

A fábrica de celulose e papel Södra Cell na Suécia é uma das empresas que passaram a adotar o Hardox® HiAce, como explica o Håkan Axelsson, da Södra Cell: “Experimentamos por mais de um ano esse novo grau Hardox® HiAce como revestimento contra desgaste em um de nossos transportadores de corrente. O resultado tem sido muito satisfatório e decidimos passar a usar esse grau em todos os nossos transportadores.”

O uso do Hardox® HiAce, como revestimento em transportadores de corrente sujeitos a ambientes ácidos proporciona uma vida útil substancialmente mais longa.

direitos autorais de imagem da FB Kejor com permissão de uso

A Stena Recycling aumenta a vida útil e economiza custos de manutenção

A Stena Recycling de Halmstad, na Suécia, teve um problema com os ciclones originais em sua planta de reciclagem de carros. Os ciclones eram fabricados em S355 (A36), um aço convencional que se desgastava rapidamente e exigia reparos frequentes. Como os ciclones eram submetidos a ácidos, a SSAB recomendou reconstruí-los do zero e usar o Hardox® HiAce como material contra desgaste e estrutural. A experiência positiva da planta de Halmstad atraiu o interesse de outras plantas da Stena Recycling para reconstruir seus ciclones da mesma maneira.

O Hardox® HiAce substituiu o aço da solução anterior que era composta por uma placa estrutural e uma chapa antidesgaste feita com o S355 (A36) nos ciclones em uma planta da Stena Recycling.

A Fanalca, da Colômbia, acredita firmemente nos benefícios do Hardox® HiAce

Melhorar o desempenho de seus caminhões de coleta de lixo com carregador traseiro tem sido um dos principais objetivos da Fanalca nos últimos anos. Com o lançamento do Hardox® HiAce, a Fanalca decidiu experimentar o novo material em seus caminhões como parte de seus esforços para melhorar e desenvolver melhores soluções para o setor de coleta de lixo. O principal fator por trás dessa decisão foi a diminuição do número de reparos e problemas associados ao desgaste abrasivo e à corrosão.

Hardox® HiAce para uma maior capacidade de carga, menos combustível e menores emissões deCO2

A maior resistência ao desgaste em caminhões de lixo, por exemplo, permite o uso de chapas de aço mais finas, sem comprometer a vida útil. Um aço mais fino significa uma maior capacidade de carga sob carga máxima. E quando está sendo conduzido vazio, um caminhão de menor peso economiza combustível e reduz as emissões de CO2.

O Hardox® HiAce funciona também como um aço estrutural antidesgaste

Além da resistência extra ao desgaste em ambientes ácidos, o Hardox® HiAce tem a dureza necessária para atuar como material estrutural em caminhões de lixo, contêineres de reciclagem, carrocerias basculantes, bem como outros produtos para trabalhos pesados. Também é eficiente em condições de congelamento como indicado pelos valores da energia de impacto.

O Hardox® HiAce tem uma energia de impacto garantida (CVT) de 27 J a -20°C (20 ft-lb a -4°F). Está disponível em espessuras de 4 a 25,4 mm (0,157 a 1 pol.). O Hardox® HiAce possui propriedades mecânicas semelhantes às do Hardox® 450. Ele pode ser processado pelo mesmo tipo de máquina usada para outros graus de Hardox®.

 

Leia mais sobre o produto Hardox® HiAce

 

O Hardox® HiAce está disponível nos estoques da SSAB perto de você

Para mais informações sobre o Hardox® HiAce ou para saber mais sobre a disponibilidade do produto em seu mercado, entre em contato com:

Ursula Egenhofer

Gerente de marcas da chapa antidesgaste Hardox®, SSAB Special Steels, ursula.egenhofer@ssab.com

Fone: +1 412 680-0080

Anexos

FBkedjor chain transporter - Download

2145-Stena Recycling recycling cyclone - Download

IMG 2244Stena Recycling - Download

4Y5A9547 HardoxHiAce - Download

4Y5A9592 Measuring wear performance Hardox HiAce - Download

4Y5A9231 Hardox HiAce - Download