180
Equipamento agrícola fica mais leve e mais produtivo com uso de aço de alta resistência
9 de março, 2020 15:57 CET

Equipamento agrícola fica mais leve e mais produtivo com uso de aço de alta resistência

Navalhas do rolo de faca KATRINA, fabricado pela companhia Indutar (RS) com o Hardox® 450/500 da siderúrgica SSAB, obteve redução de peso, diminuição de manutenções e aumento de vida útil; Produto faz a conservação do solo e controla de maneira sustentável a contaminação em áreas de plantio direto

A Indutar, empresa que atende a demanda metal mecânica agrícola do mercado regional do Rio Grande do Sul, se deparou há cinco anos com o desafio de encontrar um aço resistente à abrasão para a fabricação das navalhas do rolo de faca KATRINA, produto próprio e inédito da companhia que até então, era fabricado com o aço comum SAE 1045 de 6,35mm. A solução encontrada foi o Hardox® 450/500 de 5mm, da SSAB, multinacional sueca líder mundial na fabricação de aços de alta resistência. O produto ficou 20% mais leve, além de aumento em 300% da vida útil.

“Como já enfrentávamos desgaste precoce com o aço comum, tentamos temperá-lo, fragilizando assim toda a peça. Além de não atender na resistência, na abrasão, não resistia ao impacto. Encontramos a SSAB, que nos propiciou uma solução completa, proporcionando maior vida útil e alta produtividade ao equipamento. Diminuímos 140 quilos de peso utilizando o aço de alta resistência Hardox®”, diz Bruno Freitas Dalmagro, gerente de engenharia da Indutar.

O rolo de faca KATRINA realiza o acamamento homogêneo da cobertura vegetal, aumentando a durabilidade da matéria orgânica no solo, protegendo-o no excesso de chuva, e auxiliando no controle de invasores, na retenção de umidade e na preservação dos nutrientes. Além destes benefícios, ocorre a germinação uniforme da planta decorrente do plantio direto.

Equipamento agrícola

 

Más información