180
Hardox 600 - O que é a chapa resistente ao desgaste Hardox 600?
5 de outubro, 2015 00:00 CET

Por que o Hardox 600 é capaz de competir com ferro fundido branco, Ni-Hard e chapas revestidas

Hardox® 600, a última palavra em chapa resistente ao desgaste de excelente dureza e tenacidade, foi concebido para condições de extremo desgaste. Apesar de sua alta dureza, ainda assim ele pode ser cortado e soldado.

O que é Hardox 600?

O Hardox 600 é uma chapa resistente ao desgaste martensítica Q&T (temperada e revenida), para aplicações que exigem alta resistência à abrasão e ao desgaste. Oferecendo uma dureza de 600 Brinell, ela possui uma combinação única de soldabilidade, dureza e tenacidade. Ela proporciona um nível de facilidade de uso não visto em muitos outros aços concebidos para oferecer alta resistência ao desgaste, além de eliminar a necessidade de sacrificar a resistência ao desgaste para aumentar a resistência ao impacto.

Leia a ficha técnica do produto para saber mais detalhes sobre as dimensões e especificações.

O que o Hardox 600 é capaz de substituir?

Se os seus componentes estiverem expostos a um desgaste por deslizamento causado por abrasivos com dureza muito alta de 900 a 1000 Vickers (HV), é possível aumentar substancialmente a sua resistência ao desgaste ao utilizar uma chapa resistente ao desgaste de 600 Brinell.

Você não só pode usar o Hardox 600 para substituir as chapas resistentes ao desgaste que possuem menor dureza, como também pode utilizá-lo no lugar de chapas revestidas, ferro fundido branco de alto cromo ou componentes feitos de cerâmica. Graças às suas propriedades, o Hardox 600 é capaz de aguentar os impactos que frequentemente causam a quebra e a destruição desses materiais.

Ferro fundido branco

Os três principais tipos de graus são o Ni-Cr (Ni-Hards), Cr-Mo e alto Cr. Esses materiais consistem, principalmente, em carburetos de cromo precipitado, em uma matriz austenítica ou martensítica.

  • A baixa resistência ao impacto e à rachadura do ferro fundido branco aumenta a susceptibilidade de ocorrerem trincas na peça sujeita a desgaste.
  • Devido à composição e à fração de carbureto, torna-se difícil a execução dos métodos de fabricação comuns, tais como solda, corte e usinagem.
  • Os fundidos apenas permitem uma flexibilidade limitada no design de componentes, devido às dimensões fixas dos moldes e às tolerâncias rigorosas para alcançar um encaixe ideal.

Chapas revestidas

As chapas revestidas contra desgaste estão disponíveis em uma ampla variedade de composições e níveis de dureza. Assim como acontece com as moldagens de ferro fundido branco, sua resistência ao desgaste é obtida através de carbonetos de cromo, em uma matriz martensítica ou austenítica.

  • A distorção das chapas e a formação de trincas sérias são ocorrências comuns em algumas chapas de revestimento fabricadas, devido ao seu intenso aquecimento e resfriamento durante o processo de soldagem. Isso será prejudicial em ambientes de alto impacto, que farão com que o revestimento comece a soltar lascar e, por fim, se desintegre.
  • Devido aos problemas de diluição associados à soldagem e à pulverização térmica de depósitos de revestimento contra desgaste, partes dos carbetos desse revestimento se soltam quando expostos a intensa abrasão.
  • A ausência de um acabamento uniforme de superfície em algumas chapas revestidas aumentam a fricção fazendo, consequentemente, com que o material fique preso nas máquinas.

Cerâmica

Os materiais de cerâmica, tais como alumínio e óxidos de silicone, apresentam uma excelente resistência à abrasão graças à sua dureza muito alta (1800–2000 HV).

  • A baixa tenacidade limita a sua utilização a aplicações expostas apenas a moderados níveis de impacto.
  • Uma vez que não é possível soldar cerâmicas, é preciso considerar soluções de fixação alternativas que, às vezes, são mais caras.
  • Juntamente com os altos custos dos materiais, as cerâmicas apenas gozaram de uso limitado em ambientes de intensa abrasividade.

Como é o desempenho do Hardox 600?

A resistência ao desgaste abrasivo não é uma propriedade intrínseca do material; é dependente da aplicação. Os materiais que exibem uma superior resistência à abrasão em um dado conjunto de condições podem ter um baixo desempenho em condições diferentes. A seleção de materiais é um processo complexo, que exige conhecimentos sobre desgaste e a consideração de questões práticas, tais como o design da aplicação, rotinas de manutenção, requisitos de processamento e custos com materiais e fabricação.

O gráfico mostra a resistência ao desgaste relativa do Hardox 600 em comparação a diferentes graus de ferros fundidos branco, chapas revestidas e cerâmicas, quando expostos ao desgaste por deslizamento de abrasivos com dureza de 900–1000 HV.

No geral, o Hardox 600 exibe uma resistência ao desgaste um pouco inferior àquela dos tipos de materiais resistentes ao desgaste. Porém, em certas condições, o Hardox 600 exibe uma resistência ao desgaste igual ou melhor do que a do ferro fundido de alto cromo e revestimentos bimetálicos.

Ao considerar a função, a resistência ao desgaste não é o único fator, em termos de dureza ou fração de carbetos duros de cromo, que determina o desempenho da peça sujeita a desgaste. A susceptibilidade a trincas do material também é importante. Neste caso, o Hardox 600 oferece uma resistência ao impacto que supera a tenacidade do ferro fundido branco, das cerâmicas e das chapas revestidas.

Quais as vantagens?

Temos aqui algumas outras vantagens do Hardox 600.

  • Chapas de aço amplamente disponíveis.
  • Todas as propriedades são inerentes à chapa na condição em que é entregue.
  • Não é necessário tratamento térmico adicional.
  • Áreas grandes podem ser protegidas a um custo relativamente baixo.
  • Oferece propriedades uniformes e consistentes na chapa.
  • A usinagem, soldagem e corte podem ser facilmente realizados utilizando-se instalações convencionais de processamento.
  • As peças de reposição podem ser fabricadas de maneira rápida e fácil, possibilitando a instalação e substituição diretas.
  • É fácil obter tolerâncias próximas dos componentes fabricados.
  • Oferece uma combinação exclusiva de dureza, limite de escoamento e resistência ao impacto, para permitir o design de peças sujeitas a desgaste de baixo peso.
  • Excelente resistência ao impacto

Calcule os benefícios

+ Alta resistência ao desgaste

+ Usinável

+ Fácil acesso à chapa de aço

+ Propriedades uniformes

+ Soldável

-------------------------------------------------

= Custos mais baixos por hora de serviço

Em quais aplicações posso usar o Hardox 600?

O Hardox 600 vem sido usado com êxito como revestimento em aplicações como sistemas de esteira de transporte, tiras sujeitas a desgaste, alimentadores, calhas e misturadores de concreto, bem como em outros equipamentos sujeitos a desgaste intenso. Na indústria de reciclagem, ele vem sendo usado em martelos giratórios e em facas fragmentadoras. A fim de obter o melhor desempenho, prenda a sua peça sujeita a desgaste feita com o Hardox 600 a um suporte rígido, para limitar sua flexão. Os estresses adicionais de cargas estruturais também devem ser mantidos a um nível baixo.

Para mais informações, contate o Suporte Técnico.