180
O conhecimento da SSAB ajuda fabricante de guindastes a desenvolver equipamentos capazes de aguentar o tranco
7 de outubro, 2015 00:00 CET

O conhecimento da SSAB ajuda fabricante de guindastes a desenvolver equipamentos capazes de aguentar o tranco

Effer, the Italian crane manufacturer, is the main driving force behind the development of Strenx®* 1300. Effer plans to make the world’s strongest structural steel an integral part of its product line.

Imagem em recorte

Um aço mais fácil de usar, mais forte e mais leve

Como todas as fabricantes de guindastes, a Effer está sempre em busca de materiais mais leves e resistentes. Peso é uma questão muito importante quando a empresa desenvolve um novo modelo, especialmente para usuários finais, uma vez que os guindastes são instalados em caminhões. A Effer precisa desenvolver continuamente guindastes mais leves e mais resistentes a fim de competir com sucesso no mercado de guindastes.

A Effer utilizava o aço Strenx® 1100 da SSAB. Apesar de estarem bastante satisfeitos com ele, eles queriam mesmo era um aço que fosse mais forte e que, ao mesmo tempo, mantivesse todas as características que tornam o Strenx® fácil de trabalhar. Eles pediram que a SSAB criasse uma solução.

O Strenx® 1300 atende aos requisitos do cliente

A equipe de projetos da SSAB primeiro se reuniu com a equipe de produtos e design da Effer para determinar o que eles exatamente queriam e, então, foi de volta à Oxelösund, na Suécia, que ela começou a trabalhar no aço. Apesar de ter levado tempo para desenvolver o aço, a equipe de projetos da SSAB sabia desde o começo exatamente o que a Effer estava procurando.

Até 2005, a equipe de projetos da SSAB tinha desenvolvido um produto o qual julgaram apto para ser enviado para testes. A Effer ficou muito satisfeita e, depois de concluir os testes, começou a projetar um novo guindaste com o Strenx® 1300.

O desenvolvimento de produtos motivado pelos clientes promove a inovação

A Effer usa o Strenx® 1300 porque é o único tipo de aço capaz de suportar as tensões às quais seus guindastes são submetidos sendo, ao mesmo tempo, leve e fácil de dobrar e soldar. Os fabricantes de guindastes constantemente enfrentam o desafio de terem que desenvolver novas seções em suas criações que melhor utilizem as propriedades dos novos produtos, e é aqui que a SSAB pode ajudar.

"Na minha opinião, a SSAB é uma das poucas empresas do mundo capaz de dar o tipo de informação que precisamos para nos ajudar a desenvolver novas seções e usar corretamente os novos materiais. A SSAB nos ajudou a alcançar os nossos objetivos", diz o gerente de marketing de produtos da Effer.

Juntamente com a Effer, 10 outras empresas estão testando avidamente o Strenx® 1300 para ser utilizado em seus produtos.

* Previamente conhecido como Weldox®