180
O guindaste sobre esteiras é sucesso de mercado graças ao aço Strenx
30 de setembro, 2015 15:59 CET

O Boom Booster da Terex Cranes é sucesso de mercado

Terex Cranes’ new Boom Booster kit is special: it allows its CC 8800-1 crawler cranes to lift up to 90 percent more load.

Em 2014, a Terex Cranes lançou o seu novo kit Terex® Boom Booster. É uma dádiva aos clientes que precisam erguer itens pesados com configurações de lanças longas nas indústrias petroquímica, de turbinas eólicas e de usinas elétricas. A vantagem do Boom Booster é que, quando está montado no guindaste sobre esteiras Terex CC 8801-1, ele aumenta a capacidade de elevação do guindaste em até 90 porcento, o que significa que é capaz de “superar a capacidade de elevação” de qualquer outro guindaste na faixa de capacidade de 1.000 a 2.000 toneladas atualmente disponível no mercado.

“O kit Boom Booster é facilmente colocado na lança principal do guindaste,” explicou Rüdiger Zollondz, diretor de marketing de produtos da Terex Cranes. “Os adaptadores inferiores e superiores em forma de cunha, com 11 metros de comprimento, ostentam uma largura de dez metros, quase três vezes a largura da lança padrão de 3,5 metros.”

“O kit Boom Booster permite ao cliente realizar tarefas antes impossíveis,” afirmou Zollondz.

O desafio

Garantir que o kit pudesse erguer cargas mais pesadas foi só uma das partes do trabalho. A Terex Cranes também queria certificar-se de que o Boom Booster fosse leve, sem comprometer a segurança. “Segurança é a nossa principal prioridade. Por isso, ao desenvolvermos um novo produto, sempre levamos a segurança em consideração desde o primeiro dia,” complementou Zollondz. “Por exemplo, o kit Boom Booster vem com o premiado sistema ESTA de proteção contra quedas, que ajuda a prevenir ferimentos e acidentes ao utilizar o equipamento.”

A solução

O aço de alta resistência Strenx® 700 da SSAB foi utilizado no Terex Boom Booster. A SSAB está alinhada às necessidades da indústria de guindastes e tem fornecido à Terex há quase 30 anos chapas de aço de alta resistência Strenx®** com propriedades mecânicas de até 1100 MPa, utilizadas nos chassis e nas lanças do guindaste. Atualmente, as chapas grossas utilizadas na produção de guindastes são muito mais leves e finas do que a 30 anos atrás, porém oferecem o mesmo desempenho e resistência.

“Esta é uma enorme vantagem na indústria de guindastes, já que um guindaste mais leve é sinônimo de mais carga,” afirmou Christoph Bednarz, gerente regional de vendas no sudoeste da Alemanha.

“Na metade de 2013, a Terex informou que queria perfis tubulares de aço com uma superfície perfeita. Eles estavam em busca de um material de boa qualidade. Para eles, era também muito importante que pudéssemos oferecer um material finalizado, para que não precisassem realizar quaisquer cortes por conta própria em suas instalações e pudessem reduzir os custos sem trabalho adicional,” detalhou Bednarz, responsável pelo cliente Terex Cranes.

O aço utilizado no Boom Booster é fornecido pelas instalações da SSAB na Finlândia. O perfil tubular de aço é fabricado na usina de Pulkkila, no norte da Finlândia, e depois é enviado para Hyvinkää, no sul da Finlândia, onde é cortado e perfurado. Dali, o produto de aço finalizado é enviado para a Terex Cranes na Alemanha, pronto para ser utilizado na produção do Boom Booster, de acordo com Marika Koski, gerente de vendas de produtos tubulares da SSAB na Alemanha.

“Foi um grande desafio para nós, já que nunca havíamos trabalhado com este tipo de pedido antes em um nível desses. Todos na nossa usina ficaram muito felizes em conseguir este cliente,” ela acrescentou.

Em setembro de 2013, os primeiros produtos de aço da SSAB para o Boom Booster foram entregues à Terex Cranes.

“Também vemos potencial em utilizar o Strenx® 1300 na aplicação de lanças e o Strenx® 1100 em correias de tensão,” afirmou Bednarz. “Atualmente utilizamos o Strenx® 960, mas o Strenx® 1100 poderia representar economias para o cliente, já que as correias de tensão seriam mais finas e leves.”

* Previamente conhecido como Optim.

** Todas as referências ao Strenx®, Strenx® 1300, Strenx® 1100 e Strenx® 960 estão relacionadas ao produto previamente conhecido como Weldox.