180
Por que o Hardox 550 é superior ao aço manganês em peças sujeitas a desgaste
30 de junho, 2015 00:00 CET

Por que o Hardox 550 é melhor do que os aços com 12% de manganês e os aços de 500 Brinell em peças sujeitas a desgaste

Uma dureza extra de 50 Brinell faz muita diferença com o Hardox® 550, a chapa resistente ao desgaste que significantemente aumenta a vida útil e reduz os custos de manutenção.

O que é Hardox 550?

O Hardox 550 é uma chapa resistente ao desgaste martensítica Q&T (temperada e revenida), para aplicações que exigem alta resistência à abrasão. Oferecendo uma dureza de 550 Brinell, ela possui uma combinação única de excelente resistência ao desgaste, tolerância a trincas e desempenho de processamento.

O Hardox 550 está disponível em espessuras de 10 a 50 mm e larguras de até 2800 mm. Como todos os produtos Hardox, ele é produzido de acordo com a garantia de espessura de chapas AccuRollTech™. Uma composição química precisamente ajustada e uma rota de processamento de alta precisão conferem uma resistência ao impacto típica de 30 J/-40°C e uma garantia de precisão da dureza de +/- 25 Brinell.

Leia a ficha técnica do produto para saber mais detalhes sobre as dimensões e especificações.

O que o Hardox 550 é capaz de substituir?

Algumas das aplicações típicas na indústria de reciclagem são martelos, trituradores e cortadores. Nas indústrias de mineração e pedreiras, algumas das aplicações são parafusos em lâminas de corte, proteções e revestimentos.

Você pode usar o Hardox 550 em aplicações nas quais utilizaria o aço comum AR de 500 Brinell. Ao substituir a chapa de 500 HBW pelo Hardox 550, você tipicamente ganha um aumento de 60% na vida útil. A baixa dispersão na dureza da chapa confere ao componente uma resistência ao desgaste consistente, permitindo um planejamento mais preciso da manutenção.

Poucas chapas conseguiram superar a resistência ao desgaste dos aços manganês, especialmente em se tratando de desgaste por impacto. Além disso, superar um aço com 12% de manganês requeria uma chapa resistente ao desgaste com dureza superior a 500 Brinell, além de características de fácil perfilamento, soldagem e usinagem.

O Hardox 550 soluciona esses problemas. Uma chapa resistente ao desgaste pioneira, ela é dura, tenaz e de fácil processamento, uma alternativa genuína às chapas resistentes ao desgaste feitas de aço manganês.

Quais as vantagens?

Tempo de vida mais longo

O aço manganês raramente alcança 550 HBW. E, caso ele alcance, isso só ocorre quando ele é exposto a um desgaste extremo por impacto. No caso de desgaste por deslizamento, ele normalmente mantém um valor moderado de 400–450 Brinell.

O Hardox 550 sempre apresenta bom desempenho a 550 HBW, independentemente do tipo de desgaste; por isso, as suas peças sujeitas a desgaste durarão mais.

Componentes consistentes

Além de maximizar a vida útil, é fundamental ser capaz de prevê-la. Graças à dureza consistente do Hardox 550, você pode prever a resistência ao desgaste de seus componentes com maior precisão.

Devido à sua excelente estabilidade de forma, o Hardox 550 suporta o mais intenso desgaste, sem apresentar amassados, expansão ou distorção. Isto agiliza e otimiza a sua produção, deixando as suas peças sujeitas a desgaste intactas durante o serviço.

Logística simplificada

O Hardox 550 encontra-se facilmente disponível e, assim, você evita atrasos na entrega de peças fundidas vindas de fornecedores distantes. Basta obter a chapa de seu revendedor local e, em seguida, cortar e usinar o seu componente para realizar sua instalação direta.

Componentes customizados

Uma das grandes vantagens do Hardox é que ele lhe dá a importante oportunidade de customizar as suas peças sujeitas a desgaste. Graças à facilidade de processamento e à disponibilidade do Hardox 550, você agora pode fabricar os seus componentes sob medida. Faça você mesmo ou use uma fábrica local.

Fácil manuseio no processamento

O formato do molde limita o formato das peças de reposição fundidas. Porém, a geometria das peças sobressalentes feitas de chapas resistentes ao desgaste é tão flexível quanto as instalações de sua fábrica permitirem. Por isso, a facilidade no processamento do Hardox 550 é essencial. Ao contrário dos aços manganês, você pode perfilá-lo, usiná-lo e soldá-lo em máquinas e plantas convencionais.

O Hardox 550 também promove um ambiente de trabalho mais saudável em comparação ao aço manganês, uma vez que a soldagem e o corte acontecem sem a emissão de gases pesados.

Por que o Hardox 550 é melhor do que as chapas convencionais de 500 HBW nas peças sujeitas a desgaste?

Os usuários das chapas convencionais de 500 Brinell não estão dispostos a abrir mão de sua tenacidade ou usinabilidade por 50 HBW a mais. Desenvolvemos o Hardox 550 pensando exatamente nisso; dessa forma, você pode se beneficiar da resistência ao desgaste que vem como bônus, sem ter que mudar os seus designs ou rotinas de fabricação.

Vida útil 60% maior

Dependendo da sua situação de desgaste, os 50 HBW extras normalmente aumentam a vida útil de suas peças sujeitas a desgaste em 60%.

Isso é ótimo para o seus lucros. Significa que você pode reduzir os custos com material e manutenção aumentando, ao mesmo tempo, a produtividade.

Segurança contra trincas

Uma estratégia de 3 etapas confere ao Hardox 550 a sua alta tenacidade.

Em primeiro lugar, o Hardox 550 obtém um grão extra de refinamento através do processo adicional das chapas. Em segundo, melhores rotinas de tratamento da chapa asseguram um acabamento excepcional de superfície. Isso reduz o número de possíveis pontos de início de trincas. E em terceiro, uma microestrutura homogênea, juntamente com um baixo nível de impurezas (inclusões, resíduos e segregações) aumentam consideravelmente a sua tenacidade.

O melhor desempenho de processamento da categoria

O Hardox 550 apresenta qualidades de processamento equivalentes às chapas resistentes ao desgaste de 500 HBW. É possível soldá-lo e usiná-lo com as mesmas máquinas utilizadas com as chapas convencionais de 500 HBW.

Sendo um usuário Hardox, é claro que você também tem acesso total à nossa rede global de especialistas em suporte técnico.

Por que substituir o Hardox 500 pelo Hardox 550?

O Hardox 500 e 550 possuem a maioria das mesmas qualidades e vêm com o mesmo suporte técnico, contato pessoal local e logística de entrega que você espera da SSAB. Porém, existe um detalhe que faz toda a diferença: os 50 HBW extras de dureza. Pode não parecer muito, mas uma resistência ao desgaste 60% maior pode fazer uma diferença enorme em suas aplicações.

Reduções de custo de longo prazo

Ao desenvolvermos o Hardox 550, o foco continuou a ser no desempenho extra por unidade de custo. A resistência ao desgaste adicional teria menos valor se o preço da chapa também aumentasse. Por isso, procuramos fazer com que o ganho de 60% na vida útil fosse muito mais vantajoso do qualquer pequena diferença de custo.

Desempenho operacional otimizado

Intervalos de manutenção mais longos otimizam o desempenho de sua produção. Se você vai ou não se beneficiar do aumento de 60% na vida útil depende da operação com a qual lida.

Os nossos engenheiros de aplicações encontram-se prontos para ajudar a avaliar a sua situação específica. Basta uma ligação para obter imediatamente ajuda com os cálculos de custos/lucros.

Previsão mais precisa da vida útil em relação ao desgaste

O Hardox 500 exibe uma dispersão de dureza de +/- 30 HBW. No caso do Hardox 550, deixamos a garantia de dispersão de dureza ainda mais rigorosa, em +/-25 HBW. Essa melhoria de 17% lhe permite realizar previsões mais precisas da resistência ao desgaste e dos intervalos de manutenção.

Essa garantia também assegura que o Hardox 550 alcance propriedades do aço ainda mais uniformes do que o Hardox 500.

Recomendações de processamento

Para recomendações de processamento detalhadas, leia o [] ou contate o Suporte Técnico.