""
""

Tratamento de superfície do aço Toolox® para maior dureza

A dureza, tenacidade e homogeneidade do Toolox® o tornam o material perfeito para o tratamento superficial do aço. Técnicas como a nitretação, PVD (Deposição Física de Vapor), têmpera a laser ou por indução podem ser usadas para aumentar ainda mais a dureza da superfície do aço.

Programa do produto Contatar o departamento de vendas

Tratamento superficial

""

Endurecimento e polimento do Toolox®

O tratamento superficial no Toolox® agrega desempenho em uma ampla variedade de aplicações expostas a altas pressões de superfície e ao desgaste, tais como componentes de máquinas, equipamentos de fixação e sustentação, facas e lâminas de reciclagem, moldes de injeção e muito mais.

O Toolox® também pode ser polido, gravado e texturizado com excelentes resultados. A pureza e o extremamente baixo teor de inclusões do Toolox® o torna ideal para as aplicações de acabamento de superfície mais exigentes, alcançando um brilho A1 no polimento.

Maior resistência à fadiga

O endurecimento da superfície aumentará a resistência à fadiga do componente, proporcionando-lhe uma vida útil maior. Se alguma trinca aparecer na camada da superfície, a tenacidade do Toolox® resistirá à propagação adicional para o substrato.

Ao nitretar o Toolox®, você pode alcançar uma dureza superficial de 58-65 HRC para aplicações altamente resistentes ao desgaste e com uma longa vida útil. Ao revestir a superfície nitretada com PVD, é possível obter uma dureza ou uma resistência à corrosão ainda maiores. A alta resistência do Toolox® minimiza o risco de trincas e lascamentos da camada da superfície.

Nitretação a gás do Toolox® 44

""
Y = Dureza (HV0.5) 1 = 15 h
X = Distância da superfície externa (mm) 2 = 40 h
3 = 96 h
4 = 102 h
5 = 102 h + 102 h
""

Endurecimento superficial a laser do Toolox®

A têmpera a laser do Toolox® é um método muito eficiente para obter uma alta dureza da superfície, com uma camada relativamente grande. Dependendo da aplicação, a camada endurecida pode alcançar uma espessura de 0,2 a 2 mm.

O endurecimento a laser do Toolox® 44 oferece resultados excepcionalmente bons devido ao seu alto limite de escoamento. Ele melhora a vida útil dos componentes da máquina, trabalhando em condições altamente desafiadoras. A SSAB usa o Toolox® 44 endurecido a laser para cortar as chapas de aço Hardox® e Strenx®.

As superfícies temperâdas a laser têm a vantagem adicional de serem bastante lisas. Isso reduz a fricção e o risco de aderência de material à superfície. Para aumentar ainda mais a dureza da superfície, pó de carbono pode ser usado para cobrir a superfície do metal durante o processo. Desta forma, o Toolox® pode atingir uma dureza de superfície de até 800 HV. No caso do Toolox® 33, é possível obter 700 HV.

“Uma matriz usada para estampar chapas de aço grossas foi anteriormente feita com um aço ferramenta tratado termicamente a 60 HRC. Após apenas 2.000 a 3.000 estampagens, a matriz trincou. A substituição do aço então utilizado pelo Toolox® 44 temperado a laser aumentou a vida útil da matriz para mais de 100.000 estampagens. A superfície lisa também diminuiu a necessidade de manutenção.”

CLIENTE SUECO

""

Saiba por que o aço Toolox® tem um desempenho superior em todos os desafios

Conheça a história completa do aço ferramenta e de engenharia Toolox® da SSAB.

""

Leia tudo sobre as recomendações de soldagem e corte para o açoToolox®

O Toolox® é fácil de soldar e de cortar. No catálogo, você encontrará as melhores práticas.

""

Leia tudo sobre a usinagem do aço Toolox®

O Toolox é um aço pré-endurecido com alta usinabilidade para a fabricação de peças acabadas, sem o demorado e dispendioso tratamento térmico

Saiba mais sobre o aço ferramenta e de engenhariaToolox®

180