""
""

Usinagem de aços ferramenta facilitada com o Toolox®

O Toolox® é baseado em um conceito de baixo teor de carbono, com um baixo teor de carbonetos. Os carbonetos são difíceis de usinar, mas o Toolox® é fácil de usinar devido ao seu baixo teor de carbonetos. O aço também é ligado com molibdênio, nióbio e outros elementos de liga, que aumentam ainda mais a sua usinabilidade.

Programa do produto Contatar o departamento de vendas

Usinabilidade

""

Cortes mais profundos e vida útil mais longa do inserto

A estrutura homogênea do Toolox® é outra propriedade que aumenta a sua usinabilidade e reduz o desgaste nos insertos de ferramentas.

As ferramentas de corte feitas com o Toolox® 44 permitem cortes mais profundos e maior vida útil do inserto em comparação com os aços ferramenta tradicionais. Os fabricantes de ferramentas podem oferecer aos seus clientes ferramentas que proporcionam uma maior taxa de remoção de material e melhor acabamento de superfície na peça usinada.

Mais rápido e fácil de usinar que os aços convencionais

A compararmos o Toolox® 33 ao aço 1.2312/P20 na mesma velocidade de fresamento, o Toolox® demonstra uma vida útil do inserto três vezes maior ou uma velocidade de fresamento 20% mais rápida.

Outro teste de usinagem demonstrou os benefícios do uso do Toolox® em comparação com o aço 1.2312/P20 em termos das máximas velocidades de corte possíveis e da eliminação de um tratamento térmico para o alívio de tensões. O estudo mostrou uma redução no custo geral dos componentes e uma redução de 16% no tempo de fabricação. Como o Toolox® não necessitou de nenhuma operação para o alívio de tensões após a usinagem, o fabricante economizou dois dias no prazo de entrega.

A usinabilidade e as propriedades de pré-endurecimento reduzem o tempo de produção e tornam sua produção muito mais econômica em comparação com os aços comuns. Quando seus clientes pedem urgência nos seus produtos, você pode entregar sem comprometer a qualidade e o desempenho dos mesmos.

""

A fresagem do Toolox® gerará cavacos azulados, o que indica que o calor gerado foi transferido para os cavacos e não para a peça.

Propriedades de amortecimento da vibração

""
Y = Pressão sonora (Po)
  • Ferramenta de corte feita com o H13
X = Tempo (S)
  • Ferramenta de corte feita com o Toolox® 44
""

As ferramentas feitas com o Toolox® proporcionam maior produtividade e melhor qualidade de superfície às peças usinadas, graças às propriedades exclusivas de amortecimento de vibrações do aço. Um estudo realizado pelo KTH, o Royal Institute of Technology da Suécia, mostra que as ferramentas de corte feitas com o Toolox® são mais resistentes às vibrações.

Sem tensões após a usinagem

O aço Toolox® é fácil de usinar. Mesmo após uma intensa usinagem, o Toolox® é dimensionalmente estável e normalmente não requer o alívio de tensões. Isso é especialmente útil ao usinar seções longas e finas, tais como cremalheiras. Mesmo se usinado principalmente de um lado, o material permanece extremamente plano, não necessitando de nenhum endireitamento ou usinagem secundária.

""

“As cremalheiras que fabricamos foram absolutamente retas: Deflexão lateral de 0,004 mm e deflexão longitudinal de 0,136 mm em um comprimento de medição de 1,8 m!”

TOMMY PETTERSON, STENA STÅL

""

Saiba por que o aço Toolox® tem um desempenho superior em todos os desafios

Conheça a história completa do aço ferramenta e de engenharia Toolox® da SSAB.

""

Leia tudo sobre as recomendações de soldagem e corte para o açoToolox®

O Toolox® é fácil de soldar e de cortar. No catálogo, você encontrará as melhores práticas.

""

Leia tudo sobre a usinagem do aço Toolox®

O Toolox é um aço pré-endurecido com alta usinabilidade para a fabricação de peças acabadas, sem o demorado e dispendioso tratamento térmico

Saiba mais sobre o aço ferramenta e de engenhariaToolox®

180