Banner Duroxite
Banner Duroxite

Os revestimentos de carboneto de cromo premium (CCO) são implacáveis contra o desgaste

Quando os produtos com revestimento são a melhor escolha?

Existem muitas situações abrasivas em que as chapas de revestimento são o material mais adequado, tanto do ponto de vista técnico quanto dos custos. Adiante estão alguns exemplos:

• Desgaste por deslizamento e por impacto moderado causado por minerais duros de pequenas dimensões, como cascalho, lama e areia com teor de quartzo.
• Desgaste por deslizamento causado por rochas maiores ou desgaste por impacto, nos casos em que as rochas são frágeis e fáceis de quebrar, como o arenito, calcário e carvão.
• Desgaste por deslizamento em um ambiente úmido, como operações com lama e de dragagem
• Ao processar partículas finas que causam erosão.

Mesmo que 95% de uma rocha abrasiva seja feita de minerais macios, os 5% restantes podem ser muito duros e contribuir para 90% do desgaste, o que faz com que os revestimentos sejam a melhor solução.

Qual é a diferença entre os carbonetos?

O CCO, ou revestimento de carboneto de cromo, contém apenas carbonetos ricos em cromo. Os revestimentos também podem ser do tipo carbonetos complexos. Nestes produtos, outras ligas, tais como Nb, Mo, V e W, são adicionadas ao carboneto de cromo.

Os carbonetos complexos são geralmente a escolha preferida em situações de desgaste a quente, pois podem manter a resistência ao desgaste em temperaturas de até 600 °C (1100 °F). Como os carbonetos complexos geralmente proporcionam uma vida útil 3 a 5 vezes maior em comparação ao CCO, eles também são adequados se a espessura do revestimento for restrita.

Chapas de revestimento de alto desempenho, expostas a forças de impacto mais do que moderadas, podem usar uma liga contendo borocarbonetos ultrafinos. Esses borocarbonetos podem ter um tamanho de grão de até 500 nm, aproximadamente 200 vezes mais fino do que os tradicionais carbonetos de cromo ou complexos.

Os produtos de revestimento, na literatura e por diferentes fabricantes, também são chamados de chapas de carboneto, aços cromados, chapas cromadas ou chapas com revestimento contra desgaste.

Uma foto microscópica de carbonetos de cromo para chapas com CCO
O cromo ou os carbonetos complexos são dispersos em uma matriz de aço.
Uma foto microscópica dos borocarbonetos para chapas com CCO
Os borocarbonetos de grão fino tornam o material de revestimento mais resistente ao calor e ao impacto.

Como funcionam os produtos com revestimento para soldagem

A camada de revestimento contra desgaste é soldada a uma chapa de base de aço. A chapa de base nos revestimentos Duroxite® ou é um aço doce ou a chapa antidesgaste Hardox®, para proporcionar mais resistência e durabilidade. O Duroxite® 101 e o Duroxite® 201 possuem, ambos, o Hardox® como chapa de base.

O padrão alternado de formação de trincas

Quando as soldas esfriam, é criado um padrão de trincas finas, perpendiculares à direção da solda. Essas trincas são desejadas e não afetam a resistência ao desgaste da chapa. Elas permitem que a chapa seja laminada em um formato curvo, geralmente com a camada de revestimento contra desgaste na parte interna, embora também possa ser na parte externa. As chapas de revestimento não devem ser dobradas paralelamente aos fios de solda.

O cromo ou os carbonetos complexos também podem ser depositados com fios de solda e eletrodos revestidos, especialmente formulados. Isso é comumente usado para reparos e manutenção, ou para produzir peças sujeitas a desgaste, tais como martelos de reciclagem e dentes para caçambas de escavação.

Uma ilustração esquemática mostrando a seção transversal dos cordões de solda em uma chapa com CCO

A chapa de base é revestida com cordões de solda feitas de material de revestimento contra desgaste, o qual é depositado em uma, duas ou até mesmo três camadas.

Uma foto de uma chapa de revestimento de carboneto mostrando os cordões de soldagem

Cordões de solda mostrando o padrão perpendicular alternado de formação de trincas.

Uma seleção de peças sujeitas ao desgaste feitas de aço com uma camada de revestimento contra desgaste feito de carbonetos

Peças antidesgaste revestidas, criadas pela soldagem manual de uma camada de revestimento contra desgaste sobre uma base de aço com arame de solda ou eletrodos revestidos.

SSAB produtos com revestimento premium

Ao longo dos anos, a SSAB tem comprovado a sua liderança de mercado em soluções antidesgaste. Isso é o resultado de nossa ampla variedade de produtos de aços Q&T resistentes ao desgaste e produtos com CCO, bem como de nossa extensa pesquisa em metalurgia e tecnologias contra o desgaste.

Duroxite® é o nosso nome para uma linha completa de produtos com revestimento e de revestimento contra desgaste. Duroxite® inclui as chapas CCO Duroxite® 100 e Duroxite® 101, as chapas de revestimento com carbonetos complexos Duroxite® 200 e Duroxite® 201, e Duroxite® 300 e Duroxite® 500 com borocarbonetos ultrafinos.

Também estão incluídos os tubos e pinos feitos com o Duroxite® e os arame de solda e eletrodos revestidos com Duroxite® para a produção e manutenção de peças sujeitas ao desgaste na oficina ou nas instalações.

180