Carro passando por uma estrada na floresta
Carro passando por uma estrada na floresta

Sustentabilidade

A indústria automotiva pode contribuir para um mundo mais sustentável ao escolher o material certo para cada aplicação e ao usar os métodos de produção mais econômicos e sustentáveis.

Parte da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

O aço apresenta uma vantagem em comparação a alguns materiais leves, pois emite menos CO2 ao ser produzido. Para os fabricantes de carros que usam o Docol®, isto proporciona um forte argumento para a sustentabilidade. Ao comparar a produção de aço à produção de alumínio, magnésio e plásticos reforçados com fibra de carbono, foi observado que a produção do aço resulta em menos emissões de gases de efeito estufa. O aço avançado de alta resistência Docol® é produzido em um dos processos de produção de aço mais limpos do mundo, resultando em emissões ainda menores.

Comparação de kg de CO2 por kg de material produzido

Gráfico sobre quanto CO2/kg de material produzido (aço, alumínio, polímero reforçado com fibra de carbono (carbon FRP) e magnésio)

Fonte: WorldAutoSteel.

O aço do futuro para a mobilidade

As avaliações do ciclo de vida automotivo conduzem nossos processos de preparação para o futuro à medida que descarbonizamos a produção de nossos aços avançados de alta resistência para automóveis.

O que os aços que não empregam combustíveis fósseis significam para as montadoras e para os Tiers 1

O seu revolucionário veículo neutro em carbono, feito de aço que não emprega combustíveis fósseis, pode estar mais perto do que você imagina. Em 2026, a SSAB oferecerá versões isentas de combustíveis fósseis dos aços automotivos AHSS Docol® – com as mesmas excelentes propriedades de desempenho dos graus atuais. A grande diferença é que todos os processos – incluindo a produção de hidrogênio para nosso ferro reduzido direto ou DRI – serão todos feitos com energia renovável. Tanto para as montadoras quanto para os Tiers 1, o aço Docol® sem combustíveis fósseis significa que você poderá usar um material familiar e confiável de alta resistência, que melhora bastante as suas Avaliações do Ciclo de Vida ou LCAs.

Martin Pei

A SSAB está assumindo a liderança na descarbonização da indústria siderúrgica

Nossa tecnologia inovadora e que não emprega combustíveis fósseis é a primeira real transformação da fabricação de aço em séculos. Clientes da SSAB em todo o mundo ainda obterão aços de alta resistência de excelência, recém adaptados para o futuro.

Já celebramos várias parcerias com montadoras e Tiers 1 para fornecer soluções que não empregam combustíveis fósseis. Essas parcerias resultarão nas primeiras aplicações de aço verdadeiramente sustentáveis para os carros do futuro.

Engenheiro do Hybrit

HYBRIT. Uma nova e revolucionária tecnologia de fabricação do aço.

Com a tecnologia HYBRIT, a SSAB deseja ser a primeira empresa siderúrgica do mundo a introduzir aços produzidos sem combustíveis fósseis no mercado já em 2026. A SSAB praticamente não empregará mais combustíveis fósseis até 2045. Em conjunto com parceiros e clientes, a SSAB pretende criar uma cadeia de valor livre de combustíveis fósseis, desde a mina até o produto final.

Declarações ambientais de produtos

Baixe as nossas Declarações ambientais de produtos (EPD) de terceiros.

pdf 304 Kb
EPD: Cold rolled steel sheets and coils
180