Como preparar as suas avaliações do ciclo de vida para o futuro

As avaliações do ciclo de vida automotivo conduzem nossos processos de preparação para o futuro, à medida que descarbonizamos a produção de nossos aços avançados de alta resistência para automóveis.

    As avaliações abrangentes do ciclo de vida tornam impossível conciliar o fato que alguns materiais leves –– como o alumínio, plásticos reforçados com fibra de carbono (CFRPs) e o magnésio – têm impactos de gases de efeito estufa ou greenhouse gas (GHG) muitas vezes superiores aos dos aços avançados de alta resistência Docol.

    À medida que as emissões dos escapamentos de carros caem para zero, o carbono incorporado de seus materiais leves passa por um exame cada vez mais minucioso por meio das Avaliações do Ciclo de Vida ou Life Cycle Assessment (LCAs) automotivas.


    Comparação de kg de CO2 por kg de material produzido

    Comparison of kg CO2 per kg of material produced

    Fonte: WorldAutoSteel.

    Quanto menos emissões dos escapamentos, maior o foco na produção

    The less tailpipe emissions, the bigger focus on production

    Fonte: WorldAutoSteel.

    Produção de ahss para carros com zero emissões de carbono

    A mistura de materiais tem um grande efeito na avaliação do ciclo de vida de um carro. Ao escolher um aço avançado de alta resistência, você está garantindo um bom começo para o seu projeto.

    Sua fonte de aços AHSS afeta o seu carbono incorporado

    Escolher um aço AHSS para obter leveza, resistência e segurança é um primeiro passo de suma importância. Mas você pode reduzir ainda mais as emissões incorporadas de carbono do seu carro, escolhendo um dos produtores de aço à base de minério de ferro mais eficientes em CO2 do mundo: SSAB.

    O melhor em preparação para o futuro: uma produção de aço sem combustíveis fósseis

    Embora a produção de aços da SSAB já seja altamente eficiente em termos de emissão de carbono, queremos ficar ainda mais. Até 2025, reduziremos ainda mais as nossas emissões suecas de CO2 em 25%, ao começarmos a converter nossos altos-fornos em fornos a arco elétrico.

    Nosso objetivo final é substituir totalmente o carvão e o coque (carbono) pelo hidrogênio como agente redutor, em um processo que possua apenas vapor de água como subproduto. 

    O objetivo de nosso projeto Hybrit é oferecer uma produção de aço livre de combustíveis fósseis até 2045. Isso é que é sustentabilidade preparada para o futuro aos seus carros com zero emissões de carbono!

    The indexed GWP: Ton CO2e/Ton cold rolled steel product

    The indexed carbon efficiency in iron making based on coal consumed 2012

    Fonte: thinkstep, BF GWP benchmarking, 2019, and SSAB EPD data.

    Maximize os projetos e simplifique a fabricação de carros

    Novos graus de aço com alta conformabilidade permitem um design inteligente e a eficiência da produção.

    chart over product development and design

    Os reguladores de segurança continuam a aumentar as especificações de resistência dos principais componentes de segurança nos carros –– bem no momento em que você tenta reduzir o peso de seus veículos. Felizmente, os aços Docol usam a modelagem por computador mais avançada do setor para ajudar a determinar, com grande precisão, a resistência dos projetos de componentes que usam aços AHSS de espessura mais fina.

    Use geometrias de peças complexas com maior confiança na fabricação

    À medida que você emprega geometrias mais complexas para deixar suas peças mais robustas e com menos material, o ajudaremos a selecionar os graus de aço AHSS para seus testes com base na conformabilidade local, qualidade da borda aparada, taxas de expansão dos furos e outros critérios importantes para seus projetos.

    Os especialistas em fabricação Docol trabalham em estreita colaboração com nossos especialistas na seleção de materiais para abordar suas considerações bastante específicas sobre a conformação do AHSS. Por exemplo, a ductilidade de borda tem um efeito profundo no risco de microfissuras, rebarbas...e até na quebra de peças. Como soldar os nossos aços avançados de alta resistência é outra consideração importante com a qual podemos ajudar.

    Ao envolver a Docol no início de seu projeto, podemos ajudar a evitar problemas caros e desnecessários (sobras, tempo parado, retiradas do mercado) mais à frente.

    Tornando a produção de seu carro mais ecológica com as peças feitas com o AHSS conformado a frio

    Seus engenheiros de produção querem usar a conformação a frio do AHSS sempre que possível: ela economiza energia, aumenta a flexibilidade da linha de produção e elimina etapas extras, como o aquecimento de componentes e o corte a laser.

    A Docol possui uma ampla variedade de aços avançados de alta resistência, adequados aos seus objetivos de produção por conformação a frio.

    Por que o envolvimento precoce?

    Ao nos envolvermos nos estágios mais iniciais do desenvolvimento e design de produtos, criamos um projeto produtivo e econômico. Ao trabalharmos em estreita colaboração, compartilharmos conhecimentos e experiências, vamos mais longe.

    Tolerâncias rigorosas = montagem descomplicada

    A consistência do material melhorará o resultado e economizará dinheiro.

    Ao tornar suas peças de automóvel AHSS mais finas, você economizará em material (custos) e peso, mas também precisará de tolerâncias mais rigorosas, incluindo espessuras uniformes e alta qualidade geral do material. A boa notícia é que essas mesmas tolerâncias rigorosas permitirão que os componentes finais de AHSS dos carros sejam mais fiéis à forma, mais precisos e fáceis de montar – especialmente para a montagem robótica.

    Os aços Docol AHSS são inerentemente mais consistentes

    A SSAB sempre produz os mesmos graus de aço aço avançado de alta resistência (por ex. martensítico, bifásico, etc.) na mesma usina. Portanto, nossos aços AHSS são inerentemente mais consistentes, tornando mais consistentes a fabricação de peças automotivas e a montagem automatizada.

    Não é de se admirar que quase todas as OEMs especifiquem os aços avançados de alta resistência Docol®.

    AHSS de baixa qualidade

    Material-related problems can kill your production uptime while producing expensive scrap.

    Os problemas relacionados ao material podem acabar com o tempo de funcionamento de sua produção e, ao mesmo tempo, produzir sobras que custam caro.

    AHSS de alta qualidade

    With each grade always processed at the same plant, Docol delivers exceptionally consistent, high-quality AHSS steels.

    Com cada grau sempre processado na mesma usina, a Docol fornece aços AHSS de alta qualidade e excepcionalmente consistentes.

    Os materiais da mobilidade do futuro – hoje

    Os usuários dos automóveis do amanhã pedirão para conhecer os valores do ciclo de vida.

    No futuro, os carros serão mais leves, elétricos, autônomos e compartilhados. Imagine, em um futuro próximo, um táxi ou van de entrega sem motorista, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, parando apenas para recarregar ou pegar a sua próxima tarefa. A intensidade do uso de veículos pode ser muitas vezes maior que a dos carros de hoje. O que o uso intenso de carros significa para a seleção de materiais automotivos?

    Os carros futuros serão mais leves, mais resistentes e mais seguros

    O uso intensivo de veículos compartilhados incentivará os designers de automóveis a expandir ainda mais o seu uso de aços AHSS para aplicações de leveza, resistência e segurança.

    E já está acontecendo: a porcentagem de aços AHSS nos carros continua a aumentar a cada ano.

    Novos desafios, tais como proteger a bateria dos veículos elétricos, estão sendo enfrentados através de projetos inovadores, sofisticados e muito robustos usando aços AHSS. A Docol está pronta para ajudá-lo a atender suas necessidades futuras ao oferecer a você soluções em aços avançados de alta resistência.

    Tamanho estimado do mercado de mobilidade nos EUA, UE e China

    Estimated US, EU and China shared mobility market size

    Fonte: PwC and Strategy, 2017.

    Materiais automobilísticos 100% recicláveis

    Independentemente do nível de robustez ou sofisticação da fabricação de nosso aço AHSS, ele ainda é 100% reciclável.

    Na verdade, o aço é infinitamente reciclável e nunca perde suas propriedades inerentes. Não é surpresa que o aço seja, de longe, o material mais reciclado do mundo. E que sempre haverá um mercado sedento por aços reciclados.

    Por isso, conforme os países começam a regular o teor de reciclagem dos carros, você pode especificar com toda a segurança os aços AHSS Docol® –– leves, fortes e sustentáveis –– para maximizar os projetos e a produção de seus carros.

    O aço pode ser totalmente e indefinidamente reciclado, sem perda de sua qualidade

    Steel can be recycled fully and indefinitely without loss of quality

    Fonte: Worldsteel 2012, Recycling of industrial materials in 2010.

    Conteúdo relacionado

    180