Aços endurecidos por prensagem (PHS) para formas complexas

Os aços endurecidos por prensagem têm quatro vantagens principais: eles podem ser conformados em formatos muito complexos, suas resistências máximas à tração variam até 2000 MPa (290 ksi), há pouca ou nenhuma recuperação elástica e, com a têmpera sob medida, você pode combinar "zonas duras completas" e "zonas macias" para o desempenho de colisões multifuncionais em uma única peça.

    Fundamentos dos aços endurecidos por prensagem

    O aço endurecido por prensagem tem vários nomes que indicam como ele é usado, incluindo estampagem a quente, conformação por prensagem a quente (HPF) e conformação a quente (HF). O PHS também tem nomes baseados em sua composição química, incluindo aço ao boro estampado a quente, ao boro-manganês-carbono e ao boro 22MnB5.

    As propriedades mecânicas definitivas para aços PHS são ajustadas pelo estampador, não pela usina siderúrgica. Os aços estampados a quente, "conforme fornecidos" pelas usinas siderúrgicas, possuem uma microestrutura ferrítica-perlítica e, quando aquecidos a 900°C pelo fabricante, se convertem em uma microestrutura austenítica. Durante o processo de têmpera subsequente, a taxa de resfriamento determina quanto da peça formada é convertida para a microestrutura martensítica “totalmente rígida” (FH).

    As resistências muito altas dos aços PHS permitem designs com paredes finas (“redução de espessura”) conferindo, portanto, uma leveza significativa aos componentes de colisão automotiva. O endurecimento por prensagem também permite que o aço UHSS seja conformado em formatos complexos.

    Propriedades do aço endurecido por prensagem

    • Máximo potencial para reduzir o peso dos veículos através das resistências mais fortes: limite de escoamento de até 1380 MPa (Rp0.2) e resistência à tração de 2040 MPa (Rm).
    • Maximize a flexibilidade de design e a consolidação de peças com formas complexas prontamente conformadas a 900 °C.
    • Uma única peça de PHS pode ter um desempenho com vários tipos de resistência (por exemplo, transferência de energia e absorção de energia) por meio de processos como revenimento sob medida, cortes soldados sob medida (tailored welded blanks - TWBs) e cortes laminados sob medida (tailored rolled blanks - TRB).
    • Excelente precisão do formato final com pouca ou nenhuma recuperação elástica.

    Aplicações automotivas para aços conformados a quente

    Os graus de aço PHS Docol são apropriados para componentes cujos formatos são muito complexos para serem conformados a frio.

    • Proteção de baterias de VE
    • Travessas, incluindo tetos e painéis
    • Reforços de soleira (rocker)
    • Lâminas de para-choques dianteiro e traseiro
    • Colunas A e B
    • Reforços de porta
    • Reforços de coluna do para-brisa
    Estrutura de carroceria (body in white - BIW)

    DOCOL® PHS 2000

    Reduz o peso das lâminas de pára-choques em 17%

    A Gestamp, uma fabricante Tier 1 de componentes automotivos, desafiou a SSAB a criar um aço estampado a quente mais forte para que pudesse reduzir o peso de um sistema de lâminas de pára-choques. Ao trabalhar em estreita colaboração com a Gestamp, a SSAB desenvolveu e refinou o Docol® PHS 2000, um aço ao boro estampado a quente com um rendimento e resistência à tração significativamente maiores – mas com a ductilidade necessária em colisões.

    Graus e propriedades mecânicas dos aços PHS Docol

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      Família de produtos Product name REVESTIMENTO DIMENSÕES NORMAS Fichas técnicas
      Docol PHS 1500 Docol PHS FH 1500 UC T: 0.70 - 3.00 mm
      W: Up to 1500 mm
      SSAB

      Docol® PHS 1500

      Docol PHS 1500 Docol PHS CR 1500 UC T: 0.70 - 3.00 mm
      W: Up to 1500 mm
      SSAB

      Docol® PHS 1500

      Docol PHS 1500 Docol PHS HR 1500 UC T: 2.00 - 12.00 mm
      W: Up to 1600 mm
      SSAB

      Docol® PHS 1500

      Docol PHS 1500 Docol PHS HR 1500+A UC T: 2.00 - 12.00 mm
      W: Up to 1600 mm
      SSAB

      Docol® PHS 1500

      Docol PHS 1800 Docol PHS FH 1800 UC T: 0.70 - 3.00 mm
      W: Up to 1500 mm
      SSAB

      Docol® PHS 1800

      Docol PHS 1800 Docol PHS CR 1800 UC T: 0.70 - 3.00 mm
      W: Up to 1500 mm
      SSAB

      Docol® PHS 1800

      Docol PHS 2000 Docol PHS FH 2000 UC T: 1.00 - 2.10 mm
      W: Up to 1515 mm
      SSAB

      Docol® PHS 2000

      Docol PHS 2000 Docol PHS CR 2000 UC T: 1.00 - 2.10 mm
      W: Up to 1515 mm
      SSAB

      Docol® PHS 2000

      Docol PHS 2000 Docol PHS HR 2000 UC T: 2.00 - 4.00 mm
      W: Up to 1600 mm
      SSAB

      Docol® PHS 2000

      Docol PHS 2000 Docol PHS HR 2000+A UC T: 2.00 - 4.00 mm
      W: Up to 1600 mm
      SSAB

      Docol® PHS 2000

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        Conformação dos aços estampados a quente Docol

        • Na estampagem direta a quente, a peça de metal de aço é aquecida a 900 °C, conformada enquanto quente e, em seguida, rapidamente resfriada na matriz para alcançar sua resistência final.
        • Para o processo de estampagem a quente indireta, a peça de aço é conformada, aparada e perfurada enquanto está fria, depois aquecida e rapidamente resfriada para atingir sua resistência.
        • As resistências muito altas dos aços PHS permitem designs com paredes finas e, portanto, uma leveza significativa dos componentes de colisão automotiva. O endurecimento por prensagem também permite que o aço UHSS seja conformado em formatos complexos. A recuperação elástica é mínima ou eliminada, por isso as peças finais têm excelente precisão dimensional.
        • Os aços PHS Docol® possuem boa soldabilidade e podem ser unidos a materiais diferentes; entre em contato com o suporte técnico da Docol para saber as considerações de junção de nossos aços estampados a quente.
        Coluna B feita com o aço Docol

        Benefícios adicionais dos aços conformados a quente Docol

        • Excelentes propriedades de fadiga.
        • Três graus de alta resistência: 1500 MPa, 1800 MPa e 2000 MPa.
        • Os graus estão disponíveis para atender às normas e certificações específicas das montadoras.
        • Suporte e disponibilidade globais.

        Está procurando por graus PHS específicos a montadoras?

        Os graus de aço PHS Docol® são fornecidos de acordo com as normas VDA ou das montadoras. A nova norma para aços VDA estampados a quente é a CR1900T-MB-DS, que corresponde ao Docol® PHS 2000. Caso não veja um grau específico listado aqui, entre em contato com o nosso suporte técnico – geralmente desenvolvemos sob medida aços UHSS inovadores para aplicações automotivas específicas.

        As vantagens do aço PHS Docol® para cada membro da equipe

        Engenheiros de segurança: Flexibilidade inigualável de design, tanto na complexidade das peças estampadas quanto nas capacidades de vários tipos de resistência (por exemplo, transferência de energia e absorção de energia) em uma única peça.

        Engenheiros que trabalham com a redução de peso: Os graus PHS, que são os aços automotivos mais resistentes disponíveis, permitem que você “reduza a espessura”, permitindo reduções significativas de peso.

        Engenheiros de produção: Escolha entre uma ampla variedade de processos de produção de PHS, incluindo processamento direto, indireto, híbrido, direto pré-resfriado, de multietapas, por laminação, endurecimento por conformação e conformação de metal por gás quente/endurecimento por sopro.

        Compradores: Substitua o caro alumínio pelo PHS compacto com resistência gigapascal.

        Gerentes de sustentabilidade: Melhore a avaliação de seu ciclo de vida com os nossos aços UHSS de CO2 de baixa incorporação –– equivalentes aos aços reciclados hoje em dia e que serão livres de combustíveis fósseis em 2026.

        Reduza o seu CO2 incorporado

        O aço PHS Docol é "preparado para o futuro".

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        Obtenha amostras de PHS  com rapidez

        Exclusivo do setor: A SSAB envia bobinas, chapas finas e produtos com comprimentos de qualquer tamanho, geralmente em 1 a 2 semanas. Obtenha amostras de AHSS/UHSS dos nossos graus disponíveis comercialmente e também dos nossos mais recentes aços ainda em desenvolvimento.

        Outras categorias de aço

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