Aços AHSS galvanizados por imersão a quente

Frequentemente, o método mais econômico de adicionar proteção contra corrosão ao aço automotivo AHSS Docol® é especificar a galvanização por imersão a quente em zinco — que pode ser feita imediatamente após a laminação a frio.

A galvanização por imersão a quente em zinco é conhecida por vários nomes: GI (para norma VDA 239-100), Z (para norma EN 10346:2015), HDGI e G (para norma ASTM).

Conformabilidade do AHSS revestido com GI

Os revestimentos galvanizados por imersão a quente são considerados altamente dúcteis, pois podem manter sua proteção total contra corrosão, mesmo após serem intensamente conformados (estampados). Isso ocorre porque o revestimento de zinco é firmemente unido ao AHSS e possui uma baixa tendência de descascamento devido à sua superfície de baixo atrito.

Soldabilidade do AHSS revestido com GI

O aço AHSS galvanizado por imersão a quente pode ser soldado com o uso de uma variedade de métodos de soldagem, incluindo resistência, laser e soldagem a arco. A soldagem do AHSS revestido com GI é muito semelhante à do AHSS não revestido (UC). Os revestimentos finos de zinco apenas aumentam ligeiramente a resistência de contato dos componentes, o que exige, por sua vez, apenas uma corrente de soldagem e força de eletrodo ligeiramente maiores.

Junção adesiva e mecânica de AHSS revestido com GI

O seu fornecedor de adesivos encontrará prontamente um adesivo de epóxi, acrílico ou de poliuretano compatível para colar com o revestimento de zinco de seu componente feito com AHSS. Algumas considerações são o tipo de adesivo, a necessidade de remover quaisquer lubrificantes protetores ou de pré-conformação e as condições de junção do seu design. Para a junção mecânica, podem ser usados parafusos, placas de rebite e métodos sem placas.

Galvanizado por imersão a quente Docol: Revestimentos HDG/GI/HDGI/Z/G

Disponível em:

  • Graus de fase complexa Docol
  • Bifásicos e tubos bifásicos Docol
  • HSLA e tubos HSLA Docol

Obtenha a lista completa dos aços AHSS resistentes à corrosão Docol

Obtenha a lista completa de nossos mais de 50 aços automotivos resistentes à corrosão disponíveis no mercado, bem como os 20 aços AHSS com revestimento metálico disponíveis para testes.

pdf 2,64 Mb
Docol® Definindo o novo padrão para a indústria automotiva

Está pensando em adicionar proteção contra corrosão às suas peças feitas com AHSS?

O seu representante Docol local pode colocá-lo em contato com os nossos especialistas em resistência à corrosão no Knowledge Service Center da SSAB.

Está pensando em um aço AHSS específico? Aqui está uma lista de nossa oferta completa de aços AHSS.

Ícone aprender
180