Aços automotivos AHSS galvannealed

Os aços Docol® AHSS com revestimento galvannealed são fabricados ao passar a bobina de aço através do banho de zinco por imersão a quente contínua e, em seguida, ao tratar termicamente o aço em linha para difundir o ferro do substrato para a camada de zinco.

O teor de ferro do revestimento oferece uma imbatível soldabilidade por resistência, o que representa uma maior vida útil do eletrodo, em conjunto com baixo nível de escoriações na conformação. O galvannealed foi concebido pela norma GA na VDA 239-100, ZF (para a norma EN 10346:2015) e A (para as normas ASTM) e é conhecido informalmente como um revestimento de liga de zinco-ferro ou galvannealed por imersão a quente (HDGA).

Conformabilidade do AHSS revestido com GA

Os revestimentos Galvannealed (galvanizados e recozidos) têm uma dureza maior que os revestimentos tradicionais de zinco (GI), proporcionando uma maior proteção contra riscos durante a conformação. Os revestimentos GA podem resultar na pulverização, que pode ser minimizada ou eliminada pela configuração adequada da conformação e ao especificar revestimentos finos Galvannealed – algo que a maioria das montadoras automotivas deseja de qualquer forma. Os revestimentos GA possuem boas propriedades de corte a laser, o que pode reduzir os seus custos.

Soldabilidade do AHSS revestido com GA

Em geral, os aços com revestimento Galvannealed são considerados ideais para a soldagem por resistência de aços AHSS resistentes à corrosão. Em comparação com os revestimentos de zinco (GI) tradicionais, os revestimentos galvannealed permitem uma variedade muito maior de correntes de soldagem. Com correntes de soldagem mais baixas, os revestimentos GA permitem uma maior vida útil do eletrodo. Com os parâmetros de soldagem corretos, as juntas soldadas por GA são comparáveis àquelas feitas com o AHSS não revestido.

Junção adesiva e mecânica de AHSS revestido com GA

A junção do AHSS galvannealed pode ser feita com o uso de uma variedade de adesivos adequados. Assim como acontece com todos os processos de adesivos, pode ser necessário remover óleos de proteção e tratamentos químicos antes da colagem. A junção mecânica pode ser realizada com o uso de parafusos, placas de rebite e outros métodos sem placas.

Galvannealed: Revestimentos de liga de zinco-ferro/GA/ZF/A/HDGA

Disponível nas opções:

  • Fase complexa Docol
  • Bifásicos e tubos bifásicos Docol
  • HSLA e tubos HSLA Docol

Baixe a linha completa de aços AHSS resistentes à corrosão Docol

Baixe a listagem completa de nossos mais de 50 aços automotivos com revestimento metálico disponíveis comercialmente, bem como dos 20 aços AHSS com revestimento que oferecemos para testes com clientes.

pdf 2,64 Mb
Docol® Definindo o novo padrão para a indústria automotiva

O AHSS galvanizado é adequado para a sua aplicação automotiva?

Nossos especialistas em resistência à corrosão no Knowledge Service Center da SSAB estão prontos para ajudar. Basta entrar em contato com o seu representante Docol local.

Precisa consultar a oferta completa de aços automotivos AHSS da SSAB? Acesse a página de apresentação dos nossos aços.

Ícone aprender
180