Aços AHSS com revestimento Galfan®

Os revestimentos Galfan (ZA) são produzidos quando uma bobina de AHSS passa continuamente por um banho de imersão a quente de 95% de zinco e 5% de alumínio. Em comparação com os revestimentos de zinco (GI) tradicionais, os revestimentos de liga de zinco-alumínio têm propriedades de conformação e proteção contra corrosão superiores.

Os revestimentos ZA oferecem aproximadamente o dobro de proteção contra corrosão da galvanização por imersão a quente (GI). “Galfan” é a marca registrada do revestimento e a norma EN 10346 se refere a ZA, mas a maioria dos montadoras se refere a este revestimento como liga de zinco-alumínio ou ZA, enquanto a ASTM usa GF.

Conformabilidade do AHSS revestido com ZA

A mistura eutética de 95% de Zn e 5% de Al produz uma microestrutura lamelar para melhor adesão e ductilidade. Em comparação com os revestimentos de zinco puro tradicionais, o AHSS revestido com liga de zinco-alumínio oferece uma maior conformabilidade , o que o torna ideal para estampagem profunda, laminação (roll forming), perfilagem e dobra. As peças revestidas com ZA também possuem grande resistência a rachaduras, delaminação e pulverização, devido à fina camada intermetálica na interface do substrato e do revestimento.

Soldabilidade do AHSS revestido com ZA

Tal como outros revestimentos metálicos, os aços com revestimento de liga de zinco-alumínio exigem uma corrente ligeiramente maior e força de eletrodo durante a solda a ponto, devido à resistência elétrica do revestimento. No entanto, se a montadora é capaz de reduzir a espessura do revestimento ZA – ao mesmo tempo em que obtém o mesmo nível de proteção em comparação com o zinco galvanizado – as correntes de soldagem e a força do eletrodo também podem ser menores do que para o revestimento GI mais espesso.

Junção do AHSS revestido com ZA

Muitos adesivos utilizados em aços galvanizados também podem ser aplicados em aços com revestimento de liga de zinco-alumínio. Para a junção mecânica do aço ZA, podem ser usados métodos com parafusos, placas de rebite e métodos sem placas.

Galfan®: Revestimentos de liga de zinco-alumínio ZA/GF

Disponível nas opções:

  • Fase complexa Docol
  • Bifásicos e tubos bifásicos Docol
  • HSLA e tubos HSLA Docol

A lista completa dos aços AHSS resistentes à corrosão feitos com o aço Docol

Baixe uma lista completa dos nossos mais de 50 aços automotivos com revestimento metálico, além das 20 novas opções lançadas para testes

pdf 2,64 Mb
Docol® Definindo o novo padrão para a indústria automotiva

Sua aplicação pode se beneficiar do AHSS revestido com ZA?

O Knowledge Service Center da SSAB conta com especialistas em corrosão para responder às suas dúvidas específicas sobre o AHSS. Basta ligar para o seu representante Docol local.

Precisa consultar todos os graus de aço AHSS Docol? Confira a nossa página de apresentação de aços.

Ícone aprender
180