Reciclagem de aços avançados de alta resistência (AHSS)

Além de ser incrivelmente versátil, o aço é o material automotivo ideal para reciclagem. Ímãs facilitam o trabalho de separação dos outros materiais retirados de carros sucateados. O aço recuperado não precisa de classificação adicional: aços AHSS, por exemplo, podem ser fabricados com 100% de aço reciclado. Além disso, os resíduos de AHSS gerados por fornecedores de componentes (Tier 1) e pelas montadoras de automóveis (por exemplo, o aço aparado ou cortado) são valorizados pelos operadores de reciclagem pela sua composição enxuta.

Além desta versatilidade para reciclagem, o aço pode ser reciclado infinitamente sem perder suas propriedades, uma característica não compartilhada por muitos materiais reciclados. O plástico, por exemplo, pode ser reciclado apenas uma ou duas vezes antes de ser transformado em um produto de qualidade inferior, como um tecido.

Assim, não surpreende que o aço seja o material mais reciclado do mundo, mais do que todos os outros materiais combinados. O índice global de reciclagem do aço é de 86% para todos os produtos siderúrgicos e de 95% para carros.
 

A reciclagem de alumínio tem certas limitações

Já o alumínio, por outro lado, pode ser difícil de separar de outros materiais: trabalho manual ou máquinas caras são necessárias. Também é necessária uma separação adicional para identificar tipos diferentes de alumínio e suas ligas para preservar seus valores de reciclagem respectivos. Impurezas em fluxos de alumínio reciclado são muito preocupantes. 

Sim, latas de alumínio são facilmente recicláveis — para fazer outras latas de alumínio. Para aplicações críticas, como componentes de segurança passivos, algumas montadoras podem considerar o óxido de alumínio virgem uma matéria-prima mais segura e deixar o alumínio reciclado para produtos fundidos, tais como blocos de motor.

Mas, por favor, continue reciclando o seu alumínio!Então, em teoria, o alumínio é infinitamente reciclável; porém na prática, a reciclagem do alumínio possui limitações. Mas, mesmo assim, recicle seu alumínio! A sua produção original incorpora mais de 6x o nível de CO2 utilizado na produção do aço da SSAB. Então não desperdice o alumínio existente.
chapas de aço recicladas

Peças mais leves de alumínio com custo de aço

Designers de automóveis (e proprietários de automóveis) precisam saber que, em muitas aplicações, o AHSS Docol pode ser tão leve quanto o alumínio com apenas uma fração do custo. E, a partir de 2026, o AHSS Docol pode ser isento de combustíveis fósseis. E claro que o AHSS é facilmente e (verdadeiramente) infinitamente reciclável.

Versátil, resistente, duradouro, extremamente fácil de reciclar (hoje e perpetuamente), e brevemente isento de combustíveis fósseis: sim, a sustentabilidade pode ter encontrado o material perfeito no aço da SSAB.     

Fique atualizado com o boletim informativo Automotive Insights

Inscreva-se para receber gratuitamente o nosso boletim informativo mensal Automotive Insights com artigos relevantes e detalhados sobre questões que afetam o seu negócio e convites para os nossos webinars.

Prepare as suas avaliações do ciclo de vida para o futuro

As avaliações do ciclo de vida automotivo conduzem nossos processos de preparação para o futuro à medida que descarbonizamos a produção de nossos aços avançados de alta resistência para automóveis.
180