Bobina de AHSS
Bobina de AHSS

Definições, nomenclatura e categorias em evolução dos aços avançados de alta resistência (AHSS)

Os aços avançados de alta resistência em automóveis são graus que atendem a uma resistência à tração mínima de 440 MPa (64 ksi ou 64.000 psi), de acordo com o a WorldAutoSteel, a associação da indústria automotiva dos fabricantes de aços AHSS. Para simplificar bastante, todos os aços AHSS alcançam sua alta resistência através dos produtores de aço que controlam com precisão seus produtos químicos e suas taxas de aquecimento e resfriamento.

Tipos de aços avançados de alta resistência

Alguns dos tipos mais populares de aços metalúrgicos capazes de alcançar as resistências à tração do AHSS incluem:

Nomenclatura do AHSS

A nomenclatura original dos aços avançados de alta resistência incluiu tanto o seu tipo metalúrgico, como o DP para bifásico, quanto a sua resistência mínima à tração (em MPa). Por exemplo, “DP500.”

Observe que os fabricantes de aço normalmente agrupam seus produtos AHSS por suas resistências mínimas aproximadas à tração, frequentemente “arredondando” o valor de resistência para abreviar. Para determinar o valor real de um grau específico, veja o nome completo do seu grau de aço: por exemplo, “CR290Y490T-DP” descreve um aço DP500 com uma resistência à tração mínima real de 490 MPa (o “490T”), bem como o seu limite de escoamento mínimo de 290 MPa (o “290Y”).

De qualquer forma, as montadoras compram aços para atender às suas próprias especificações de AHSS feitas sob medida ou às normas específicas de AHSS nacionais ou internacionais, e claramente definem as propriedades do AHSS, incluindo as características mínimas de escoamento e resistência à tração.

Observe também que os precursores dos aços AHSS – os aços de alta resistência e baixa liga (ou HSLA) – utilizaram nomenclaturas como, por exemplo, HSLA 430, que mencionaram o limite de escoamento mínimo do grau e não a sua resistência à tração.

Uma outra consideração da nomenclatura é que os aços HSLA (que às vezes são mais abreviados para apenas “LA” em seus nomes de produtos) progrediram até o ponto em que suas resistências à tração mínimas excedem o nível de 440 MPa, qualificando-os para a designação de AHSS.

Famílias de produtos Docol
* Os aços HSLA/HE são nomeados após o limite de escoamento

Procurando por aços AHSS para guindastes, carretas e equipamentos agrícolas?

Os aços AHSS/UHSS Docol® foram especialmente desenvolvidos para a indústria automotiva. Porém, se você está concebendo elevadores, carretas, equipamentos agrícolas ou similares que exigem aço estrutural avançado de alta resistência, confira o aço de alto desempenhoStrenx® da SSAB.

Específico da montadora

Aços avançados e de ultra-alta resistência sob medida para suas aplicações automotivas específicas.

A evolução contínua das designações do AHSS

Conforme os fabricantes de aço utilizam processos cada vez mais sofisticados para desenvolver novos aços AHSS, incluindo aços AHSS de 3ª geração, as antigas categorias metalúrgicas nem sempre são adequadas.

Por exemplo, alguns novos graus apresentam atributos de mais de uma das categorias metalúrgicas tradicionais. Ou os novos aços não se enquadram perfeitamente nas definições atuais de normas internacionais de categorias metalúrgicas.

Para evitar isso, alguns fabricantes de aço estão surgindo com novas designações do AHSS com base em propriedades do aço, tais como conformabilidade ou usabilidade, tais como Alta ductilidade de borda (HE) ou Bifásico com Alta Conformabilidade .

Outra mudança na terminologia do AHSS foi o aumento do uso da expressão “aço de ultra-alta resistência”. O termo UHSS tornou-se útil para indicar aços AHSS que possuem (dependendo da pessoa com a qual está falando) níveis mínimos de resistência à tração duas ou três vezes maiores do que o nível original do AHSS de 440 MPa.

Fabrique produtos com mais facilidade

Para saber mais sobre o AHSS, UHSS e suas aplicações automotivas

Visite a nossa página sobre UHSS para saber mais sobre os aços da mais alta resistência, e também sobre como os aços AHSS/UHSS em geral podem tornar os seus veículos mais resistentes, leves, seguros e sustentáveis.

Como o aço Bifásico é diferente do aço Bifásico com alta conformabilidade? Teremos o maior prazer em ajudar, começando pelas metas finais de sua aplicação automotiva específica de estruturas em AHSS ou para estruturas da carroceria (body-in-white - BIW).

Tem dúvidas sobre as designações do aço avançado de alta resistência Docol®?

Conteúdo relacionado

180