Perguntas frequentes: resposta às principais perguntas

Os combustíveis produzidos sem o emprego de fontes energéticas fósseis estão a caminho! Em 2026, a SSAB pretende lançar o seu pioneiro aço de grau superior produzido sem combustíveis fósseis – o que revolucionará a indústria através da implementação de um processo de fabricação do aço que não cria emissões de CO2 de combustíveis fósseis.

1. Qual é o principal objetivo da SSAB para desenvolver os aços produzidos sem combustíveis fósseis?

A indústria siderúrgica é atualmente um dos maiores emissores de CO2, responsável por 7% de todas as emissões em todo o mundo. Embora a SSAB já seja uma das fabricantes de aço com a maior eficiência de CO2 do mundo, sabemos que a indústria ainda tem um longo caminho a percorrer. Nosso objetivo é conduzir a indústria siderúrgica a um futuro descarbonizado.

2. O que são os aços produzidos sem combustíveis fósseis?

Produzido sem combustíveis fósseis significa que um produto ou serviço foi criado sem utilizar combustíveis fósseis ou matérias-primas fósseis. Os aços produzidos sem combustíveis fósseis fão fabricados sem gerar emissões de CO2 e com o uso de fontes de energia que não empregam combustíveis fósseis.

homem olhando para frente

3. Como cliente, quais são as vantagens e desvantagens do aços produzidos sem combustíveis fósseis?

A principal vantagem do aço livre de combustíveis fósseis é que ele é um material que não gerou emissões de CO2 a partir de combustíveis fósseis. A fabricação de aços sem o emprego de combustíveis fósseis mantém estes tipos de combustível no solo; isso significa que você e seus usuários finais se tornam parte de uma cadeia de valor que não emprega combustíveis fósseis. A única desvantagem dos aços produzidos sem combustíveis fósseis é que os custos iniciais de produção são mais elevados,o que os tornam mais caros de se produzir e, portanto, possui um preço de custo mais alto.

Colaboradores discutindo

4. Como saber se o aço da SSAB é realmente produzido sem combustíveis fósseis?

A SSAB investiu pesado nos aços produzidos sem combustíveis fósseis e, como parte disso, o processo de produção será documentado em uma Declaração Ambiental do Produto (EPD). As EPDs são analisadas por terceiros e seguem rigorosas normas europeias e internacionais.

tráfego de cima

5. O que é o aço ecológico?

O aço ecológico não possui uma definição oficialmente reconhecida. O termo ‘aço ecológico’ é uma denominação não oficial utilizada quando um produto não atende aos critérios pré-aprovados ou definidos.

6. O processo de mineração de minério de ferro é realizado sem o emprego de combustíveis fósseis?

Sim, todo o minério de ferro utilizado nos aços produzidos sem combustíveis fósseis da SSAB será proveniente da mineração realizada sem o emprego de combustíveis fósseis.

7. Por que o aço não é fabricado com sucata de aço?

Em muitos mercados do mundo, a taxa de reciclagem do aço é superior a 90%. No entanto, o uso crescente do aço significa que a sucata disponível só é capaz de abranger 25% da demanda global por aço. Resumindo, a demanda por aço supera a sucata atualmente disponível.

8. Quais produtos para clientes e indústrias podem utilizar aços produzidos sem combustíveis fósseis?

Os aços produzidos sem combustíveis fósseis terão as mesmas propriedades e qualidade que o seu equivalente tradicionalmente produzido, por isso terá o mesmo desempenho em todas as aplicações industriais. Os aços produzidos sem combustíveis fósseis atenderão aos padrões atuais de aços e serão adequados para uso exatamente como o aço atual.

9. Quanto custarão os aços produzidos sem combustíveis fósseis?

O custo de produção dos aços produzidos sem combustíveis fósseis é maior do que o do comum, o que significa que ele possui um preço mais elevado. Para obter preços específicos, fale com o seu contato de vendas da SSAB.

chapas de aço

10. Por que os aços produzidos sem combustíveis fósseis terá um preço mais elevado?

Os aços produzidos sem combustíveis fósseis é um produto de excelência, que possui um preço mais elevado do que os produtos de aço à base de combustíveis fósseis comuns. Os principais fatores de custo para aços produzidos sem combustíveis fósseis são os investimentos em produção e infraestrutura, para fazer a substituição do carvão pela eletricidade e hidrogênio produzidos sem combustíveis fósseis, do gás natural para o biogás e de pellets de minério de ferro para o ferro-esponja produzido com a tecnologia HYBRID.

Colaborador da SSAB ao lado de chapas de aço

11. Por que devo comprar aços produzidos sem combustíveis fósseis?

Um investimento em aços produzidos sem combustíveis fósseis agrega valor ao seu negócio, eliminando a emissão de carbono na parte de aço de sua cadeia de valor. O seu contato de vendas pode lhe fornecer mais informações.

vista da janela do trem

12. A SSAB ainda oferecerá o aço tradicional simultaneamente àqueles produzidos sem combustíveis fósseis?

O aço tradicional estará disponível simultaneamente ao aços produzidos sem combustíveis fósseis durante o período de transição proposto entre 2026-2045. O período de transição para um produto específico será determinado pela demanda do cliente.

caçamba

13. Quais produtos e dimensões estarão disponíveis em aços produzidos sem combustíveis fósseis?

O primeiro lançamento de produtos produzidos sem combustíveis fósseis começará em 2026 e a ordem de lançamento dos produtos será definida pelas demandas dos nossos clientes. É uma ambição da SSAB ter a linha completa de nossos graus de aço disponível como aços produzidos sem combustíveis fósseis. Seu contato de vendas será capaz de informar melhor especificamente sobre as necessidades do seu negócio.

14. Os aços produzidos sem combustíveis fósseis possui melhores propriedades do que os outros?

A qualidade e as propriedades dos aços produzidos sem combustíveis fósseis serão as mesmas daqueles da SSAB atuais. As propriedades do aço da SSAB são criadas nos processos de fabricação do aço, laminação e tratamento térmico, que permanecerão inalterados. A única diferença no processo é que a energia utilizada será a eletricidade exclusivamente produzida sem combustíveis fósseis e outras fontes energéticas que não empregam este tipo de combustíveis.

pessoas
moinho eólico

15. Como são produzidos os aços sem o emprego de combustíveis fósseis?

O primeiro passo para fabricar os aços é transformar o minério de ferro em ferro, através da remoção do oxigênio. Isso tem sido tradicionalmente feito com o uso do carvão e coque no processo de alto-forno. No entanto, essa etapa agora será feita com o uso do gás hidrogênio através do processo HYBRIT. A eletricidade produzida sem combustíveis fósseis será utilizada para a produção de hidrogênio a partir da eletrólise da água. O subproduto desse processo é a água, não o CO2. O resultado final do processo HYBRIT é o ferro sólido (ferro-esponja), que é então fundido em um forno elétrico a arco. Em todo o processo, serão utilizadas apenas fontes energéticas obtidas sem combustíveis fósseis – resultando em aços produzidos sem combustíveis fósseis como produto.

16. Todas as instalações atuais da SSAB produzirão aços sem o emprego de combustíveis fósseis?

Sim. A SSAB possui um plano de investimento e de produção que verificará todas as instalações atuais capazes de produzir aços sem o emprego de combustíveis fósseis até, no máximo, 2040.

17. Qual é o cronograma para entregas comerciais?

A SSAB tem como objetivo fornecer os primeiros produtos comerciais em 2026.

18. Posso comprar aços produzidos sem combustíveis fósseis de outros fabricantes de aço?

A SSAB é atualmente a única fabricante de aços comprometida e está investindo em uma produção que não emprega combustíveis fósseis. Ao usar a tecnologia de aços produzidos sem combustíveis fósseis HYBRIT e eliminar a emissão de carbono do processo de produção do aço, a SSAB manterá os combustíveis fósseis no solo.

trabalhadores dando um aperto de mãos

19. Outros protagonistas da indústria siderúrgica começarão a produzir aços sem o emprego de combustíveis fósseis?

Como pioneira dos aços produzidos sem combustíveis fósseis, a SSAB está confiante de que todos os fabricantes de aço irão, com o passar do tempo, substituir seus processos baseados em combustíveis fósseis por tecnologias que não empregam combustíveis fósseis.

20. Como posso saber mais sobre os aços produzidos sem combustíveis fósseis?

Caso não encontre as informações no site da SSAB, envie-nos uma mensagem pelo formulário de contato. Ou entre em contato com o seu contato de vendas da SSAB.

Further reading on fossil-free steel

steel bridge over water

Building a sustainable future with fossil-free steel

The global challenge of halting and reversing current rates of climate change is urgent. The steel industry has the potential to play a significant role in reducing carbon dioxide emissions both in the production phase and by supporting current rates of recycling.

steel plates

Five reasons to choose fossil-free steel

Why choose fossil-free steel for your business when the cost price is higher than traditional steel and the bottom line might be impacted? Adding economic and environmental value to your business by investing in steel that has created zero carbon emissions during its production is just one factor; your business investment today is a commitment to improving tomorrow’s environment, for everyone.

180