A SSAB está assumindo a liderança na descarbonização da indústria siderúrgica

Com a tecnologia HYBRIT, a SSAB deseja ser a primeira empresa siderúrgica do mundo a introduzir aços produzidos sem combustíveis fósseis no mercado já em 2026. A SSAB praticamente não empregará mais combustíveis fósseis até 2045. Em conjunto com parceiros e clientes, a SSAB pretende criar uma cadeia de valor livre de combustíveis fósseis, desde a mina até o produto final.

CONTATO RESPOSTA ÀS PRINCIPAIS PERGUNTAS
""

HYBRIT. Uma nova e revolucionária tecnologia de fabricação do aço.

Em 2016, a SSAB, a LKAB (a maior produtora de minério de ferro da Europa) e a Vattenfall (uma das maiores empresas de energia da Europa) uniram forças para criar o HYBRIT – uma iniciativa que se esforça para revolucionar a fabricação do aço. Ao utilizar a tecnologia HYBRIT, a SSAB pretende substituir o carvão de coque, tradicionalmente necessário para a fabricação de aço à base de minério, por eletricidade e hidrogênio produzidos sem combustíveis fósseis. O resultado será a primeira tecnologia de fabricação de aços sem combustíveis fósseis do mundo, com praticamente nenhuma emissão de carbono.

Nosso objetivo é reduzir as emissões de CO2 da Suécia em 10% e em 7% na Finlândia.

Fases

2016–2017

Estudo de pré-viabilidade

2016

  • Estudo de pré-viabilidade com o apoio da Swedish Energy Agency
  • Projeto de P&D de 4 anos com suporte da Swedish Energy

 

2017
Um empreendimento conjunto entre a SSAB, a LKAB e a Vattenfall

2018-2024

Testes da planta piloto do estudo de viabilidade

Fevereiro de 2018
Decisão para a fase piloto

2019–2021
Teste de pellets produzidos sem combustíveis fósseis

2020-2024
Testes de redução e fundição baseadas em hidrogênio

2021/22–2024
Armazenamento de hidrogênio

2025-2045

Testes e transformação planta de volume comercial

2025

  • Transformação - BF* para EAF** na SSAB Oxelösund
  • Planta piloto da tecnologia HYBRIT

2026
Aços produzidos sem combustíveis fósseis da SSAB no mercado

2030–2040
Transformação - BFs para EAFs na SSAB Raahe e SSAB Luleå

2045
A SSAB não utilizará combustíveis fósseis

* BF = Alto-forno. **EAF = Forno elétrico a arco

Cinco motivos pelos quais escolher aços produzidos sem combustíveis fósseis

Por que escolher um aço produzido sem combustíveis fósseis para o seu negócio quando o preço de custo é superior ao do aço tradicional e os resultados financeiros podem ser afetados?

Agregar valor econômico e ambiental ao seu negócio, investindo em aços que tenham gerado zero emissões de carbono durante a produção, é apenas um fator; o investimento nos seus negócios hoje é um compromisso de melhorar o meio ambiente do futuro, para todos.

Tomar medidas e investir em tecnologias inovadoras para reduzir as emissões de CO2 da produção de aço é prioridade na agenda de negócios da SSAB. Embora o aço da SSAB já seja o melhor aço de alto desempenho do mundo, até 2026 a produção sem o emprego de combustíveis fósseis elevará o nosso aço a um novo patamar.

""
  1. Reduza as emissões de gases de efeito estufa
  2. Reduzir ou, mais importante, eliminar as emissões de gás CO2 é essencial para que o aquecimento global seja controlado e, por fim, contido. A indústria siderúrgica é um dos principais contribuintes das emissões globais de CO2 e todos os protagonistas, desde os fabricantes até os usuários finais, têm um papel a desempenhar para fazer a diferença. Escolher os aços produzidos sem combustíveis fósseis é uma decisão ambiental e de negócios essencial que contribuirá para uma transformação em toda a indústria.

  3. Ideal para todas as aplicações
  4. A qualidade dos aços produzidos sem combustíveis fósseis é inquestionável; o produto final ainda será o mesmo aço de alta qualidade da linha atual de produtos da SSAB – mas sem o impacto ambiental negativo. Os aços produzidos sem combustíveis fósseis podem ser usados por todos os clientes, em todas as indústrias, mas com a garantia de que ele não gerou nenhuma emissão de CO2 durante o processo de produção.

  5. Ambientalmente atraente para os clientes
  6. O ecológico está na moda – e veio pra ficar. Em toda a cadeia de valor, os clientes estão exigindo que as empresas estejam investindo em tecnologias e soluções que tornem produtos, serviços e processos o mais ecológicos possível. Fazer a substituição por aços produzidos sem combustíveis fósseis é uma atitude que demonstra que o seu negócio está comprometido em eliminar a emissão de carbono do aço que você usa.

  1. Seja o primeiro na corrida ecológica
  2. Em todo o mundo, a legislação e as regulamentações estão cada vez mais pressionando as indústrias a desenvolver infraestruturas e processos que atendam a condições ambientais específicas. Essa tendência está apenas começando, e as empresas precisarão investir agora para garantir que seus negócios estejam prontos para o futuro.

  3. Atenda totalmente à demanda pelo ecológico
  4. A conscientização dos consumidores e a demanda por cadeias de valor sustentáveis definem e impulsionam a indústria. Nenhuma corrente é mais forte do que o elo mais fraco. Cada protagonista precisa fazer sua parte para garantir ao usuário final uma cadeia de valor que não emprega combustíveis fósseis. Será importante que os produtos feitos com aço sejam produzidos sem combustíveis fósseis, incluindo outras matérias-primas e insumos. O aço produzido sem combustíveis fósseis será um componente fundamental para ajudar a atingir as metas de zero emissões em todas as aplicações da indústria.

""

Perguntas frequentes: resposta às principais perguntas

Os combustíveis produzidos sem o emprego de combustíveis fósseis estão chegando! Em 2026, a SSAB pretende lançar o seu pioneiro aço de alta resistência produzido sem o uso de combustíveis fósseis – isso revolucionará a indústria através da implementação de um processo de fabricação do aço que não cria emissões de CO2.

Ir até o seu ponto de interesse

""

Artigos

Obtenha uma visão mais aprofundada sobre por que e como os aços produzidos sem combustíveis fósseis são o futuro da fabricação do aço

ícone de vídeo

Vídeo

O YouTube é onde publicamos todos os nossos filmes, incluindo filmes informativos sobre a empresa e os aços, bem como filmes para as pessoas interessadas em trabalhar na SSAB.

""

Siga-nos

Permaneça em contato com a SSAB e o nosso pessoal, marcas e clientes nos canais de sua preferência.

180