180
27 de abril, 2016 11:06 CET

Estreitas relações com a SSAB proporcionam soluções seguras

Apesar da empresa sul-africana BAT, Ballistic Armour Technologies, ter oficialmente iniciado suas atividades em 1993, o seu fundador e proprietário, John Bradfield, já havia começado a projetar e a blindar veículos há cerca de dois anos.

Hoje, a BAT ocupa uma posição de liderança no mercado, com clientes não só por todo o continente africano, como também na Europa.

“O nosso sucesso está intimamente conectado à relação que temos com a SSAB”, afirma John Bradfield. “Quando começamos a utilizar o Armox, ele criou novas oportunidades para nós, em todos os sentidos”.

Em 1996, John se encontrou pela primeira vez com William Dinnes, gestor de grandes clientes – Protect & Tooling da SSAB.

Upgrade com Armox

Este encontro imediatamente resultou em uma atualização dos processos de design e fabricação da BAT.

“Temos acesso a chapas mais largas, com superfícies bem melhores do que as dos aços de blindagem que utilizávamos anteriormente”, explica John Bradfield. “Além disso, a SSAB ofereceu um excelente suporte técnico e novas soluções em logística, que se encaixam perfeitamente ao nosso processo de produção”.

Vinte anos de sucesso se passaram e, hoje em dia, a BAT tem cerca de 60 funcionários que trabalham com o design, fabricação e montagem de uma grande variedade de produtos no setor de blindagem de veículos. O programa abrange desde carrocerias monocoque para veículos de transporte de valores até kits feitos sob medida para carros comuns para passeio.

”Ao todo, desde que começamos, já entregamos mais de 2.500 veículos”, afirma John Bradfield. “E o nosso crescimento continua. O ano passado foi o melhor de todos, pois fabricamos 200 veículos para os nossos clientes”.

Fortes pilares

John não tem dúvidas de que o sucesso de sua empresa é sustentado por dois fortes pilares:

“É difícil explicar o quanto a nossa relação com a SSAB é importante para nós”, ele diz. “Os nossos clientes têm altas expectativas com os nossos produtos em relação aos quesitos qualidade, manutenção e auxílio. A SSAB fornece o Armox, que é a melhor chapa de aço para veículos blindados do mundo. Independentemente do grau de exigência de nossas aplicações, sempre haverá um produto Armox ou Ramor para atender às nossas necessidades. É frequente precisarmos de chapas de última hora e, mesmo assim, recebemos 100 por cento de suporte da SSAB. Na maioria das vezes, as chapas são entregues dentro de poucos dias após o pedido, ou até mesmo mais rápido, caso seja necessário”.

O segundo pilar é o resultado do entusiasmo pessoal de John Bradfield.

“Ao sermos contatados por novos clientes, eu sempre tento organizar uma reunião com o usuário final do veículo. É muito importante compreender exatamente as necessidades, uma vez que o nosso objetivo é superar as expectativas de nossos clientes de todas as maneiras possíveis”.

Este princípio vale a pena. Muitos dos clientes da BAT têm estado com a empresa desde a década de 90. 

Existem veículos mais antigos que ainda são utilizados diariamente; porém, eles frequentemente possuem um novo chassi ou são transformados em uma nova caminhonete.

Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é um assunto bastante discutido na maioria das empresas e, nesse ponto, os veículos blindados da BAT realmente colocam o conceito em prática.

“Temos vários exemplos de situações nas quais os clientes usam o mesmo kit fornecido por nós em três carros. Quando um veículo torna-se desgastado ou extremamente danificado por um acidente, a ponto de não poder ser consertado, o cliente procura a nossa oficina em Germiston, na África do Sul, para que reinstalemos a blindagem no novo veículo”, diz John Bradfield.

Mesmo apesar dos kits de blindagem da BAT serem 100% recicláveis, a maioria dos fabricantes de veículos fazem uma grande mudança e atualização no design pelo menos a cada dez anos, o que faz com que os kits mais antigos tornem-se obsoletos após o lançamento de novos veículos.

“Utilizamos o design em 3D por computador, que nos permite combinar as altas demandas por proteção à utilização dos assentos, painéis, instrumentos, etc originais, oriundos do veículo original”, diz John Bradfield. “Isso é muito importante!”

A BAT possui, como fornecedores, vários profissionais qualificados que realizam cortes a laser. 

De acordo com John Bradfield, “Isso promove um trabalho extremamente eficiente”. “Por exemplo, há alguns dias, tivemos que projetar um novo produto e o cliente estava em uma situação de urgência. Enviamos os desenhos ao profissional que realiza cortes a laser às 2 horas da manhã. Eles começaram o trabalho quando abriram, às 7, e antes das 2 da tarde as chapas nos foram entregues. Ao final do dia, tínhamos o item concluído já montado, pintado e pronto para instalação às 7 horas da manhã seguinte”.

Orgulhoso e satisfeito

John Bradfield tem muito orgulho das realizações da BAT até agora:

“Não tenho dúvidas de que uma grande parte de nosso sucesso é graças ao fato de todos nós gostarmos muito do que fazemos. Quando realmente se dedica a algo, você ganha a força para produzir resultados que vão muito além das expectativas de seus clientes. E é isso o que fazemos, o tempo todo”!